Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Agronegócio

Alteração na lei do Fundo Estadual de Sanidade Animal permite mais investimentos à Idaron

Aquisição de veículos aéreos, aquáticos e terrestres faz parte do planejamento deste ano da Idaron

Com a Lei 4.068, de 22 de maio de 2017, até 90% dos recursos arrecadados para o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa) poderão ser utilizados para investimentos na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), ficando o restante reservado para o caso de indenizações.

Antes da lei que alterou a criação do Fesa, os investimentos em infraestrutura eram limitados em até 50%. Com a nova lei, será possível investir em infraestrutura, capacitação de servidores, ações preventivas para a manutenção da sanidade dos rebanhos, ações de controle de foco, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico da Agência para fortalecer a defesa sanitária agropecuária.

Neste ano serão investidos mais de R$ 23 milhões do Fesa em tecnologia da informação, capacitação de servidores, veículos terrestres, aquáticos e aéreo, construções e reformas de prédios, móveis, ações de educação sanitária e em pesquisa agropecuária.

O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, disse, que considerando a atual situação sanitária do Estado de Rondônia, “não tem porque ficar com esse montante guardado enquanto precisamos de recursos para melhorar nossas ações preventivas e para melhorar a qualidade de trabalho de nossos servidores”.

Anselmo ressalta que com a perspectiva de retirada da vacinação contra febre aftosa em 2019, os investimentos em fiscalização e ações de prevenção deverão aumentar. “Vamos ter que intensificar nosso trabalho nesses setores. Isso justifica a gente buscar diminuir o Fundo, mas aumentar os nossos investimentos e aumentar a nossa capacidade de vigilância”.

O Fesa foi criado em fevereiro de 2015 por meio da Lei n. 3.504, destinando-se à execução de ações para eliminação ou controle de foco de doença com potencial epidêmico; execução de ações preventivas para manutenção da sanidade dos rebanhos; investimentos em infraestrutura necessária; e indenização de danos materiais causados a terceiros por conta das ações da Idaron.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo de Rondônia publica Edital de Chamada Pública para Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário

Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional

Prefeitura garante mais de 13 mil toneladas de calcário para produtores rurais de Porto Velho