Rondônia, 02 de janeiro de 2025
Agronegócio

Comitiva visita a fazenda Serra Verde

|
da Assessoria

A equipe da Rovema Agronegócios, recebeu a visita da Comitiva de Autoridades e Representantes de diversas instituições na Fazenda Serra Verde, localizada em Porto Velho, Rondônia.

Este encontro, que aconteceu no dia 06 de junho, reuniu membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia (SEAGRI-RO), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), entre outras entidades comprometidas com o desenvolvimento agropecuário e a preservação ambiental. Teve como objetivo explorar e discutir práticas inovadoras adotadas pela fazenda em prol de uma agropecuária mais sustentável.

Sistema Agropastoril

Uma das áreas de destaque durante a visita foi a discussão sobre o sistema agropastoril implementado na Fazenda Serra Verde. Giovanna Ghedin, Coordenadora de Dados Agropecuários da Rovema Agronegócios, apresentou todo o ecossistema do agronegócio do Grupo Rovema, composto por áreas de agricultura e pecuária, aliadas a preservação ambiental.

“Foram analisados os resultados do primeiro plantio de arroz em 2024, em uma área de 500 hectares. Os resultados impressionaram, com uma colheita rentável e uma produtividade que superou as expectativas, evidenciando a eficácia deste modelo agrícola.” Concluiu Giovanna Ghedin, se referindo à safrinha de arroz, numa área ocupada na safra principal pela cultura da soja.

Projeto de Crédito de Carbono

Outro ponto de grande interesse foi a apresentação do Projeto Rio Madeira Redd +, conduzido por Lediana Ghedin, Diretora Institucional do Grupo Rovema. “O projeto visa a rentabilidade com a manutenção da floresta em pé, o objetivo é reduzir o desmatamento florestal do entorno da área de atuação do projeto. Estudos mostram que teremos menos 14 mil toneladas de emissões dentro de 30 anos.” Pontuou, Lediana Ghedin.

Manejo de Pastagens e Processo de Recria e Engorda

Durante a visita, foi apresentado o modelo de confinamento com capacidade de 5 mil animais. Toda a alimentação do cocho é feita pela Sustennutri, a indústria de nutrição do Grupo Rovema. A produção de silagem de milho também é feita na propriedade e complementa a suplementação de volumoso dos animais. Com a nutrição balanceada nas fazendas da Rovema Agronegócios, as unidades produtivas de pecuária se destacam pela qualidade dos resultados obtidos.

“É fundamental garantir um ambiente limpo e controlado em todos os aspectos. Desde o manejo dos resíduos até a qualidade do ar e da água, cada detalhe conta. Afinal, um ambiente bem cuidado não só minimiza o estresse dos animais, como também maximiza a produção e promove o bem-estar geral do rebanho. Por isso, aqui na Fazenda Serra Verde, seguimos rigorosamente as boas práticas.” afirma o Coordenador Técnico em Agropecuária, Heverton Lima.

Rodrigo Junqueira, médico-veterinário da Rovema Agronegócios, reafirma: “A importância da genética aliada a nutrição, está diretamente relacionada ao melhor acabamento de carcaça e um abate precoce desses animais.” 

A visita na Fazenda Serra Verde foi uma oportunidade única para autoridades e representantes das instituições nacionais e internacionais, que testemunharam práticas inovadoras e comprometidas com a preservação do meio ambiente.

“Iniciativas como o Projeto Rio Madeira e o Sistema Agropastoril estão pavimentando o caminho para um futuro na agropecuária mais próspero e sustentável em Rondônia, destacando o papel decisivo que a Fazenda Serra Verde desempenha nesse contexto.” Finalizou o Diretor de Agronegócios do Grupo Rovema, Sr. Valdecir Ghedin.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo de Rondônia publica Edital de Chamada Pública para Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário

Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional

Prefeitura garante mais de 13 mil toneladas de calcário para produtores rurais de Porto Velho