Rondônia, 15 de novembro de 2024
Agronegócio

Expedição Soja Brasil mostrará por que Rondônia é a nova fronteira agrícola

Dos dias 21 a 24 de novembro, o projeto Soja Brasil fará uma Expedição Técnica por alguns municípios produtores de soja em Rondônia. A ideia é discutir temas como: segurança no campo, importância da Aprosoja-RO e a disponibilidade de novos materiais genéticos da Embrapa.

A Expedição Soja Brasil passará por fazendas em Porto Velho, Ariquemes, São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Chupinguaia, Cerejeiras e Vilhena, mostrando as oportunidades que o estado oferece. “Aqui ainda há pelo menos 3 milhões de hectares de pastagens degradadas que podem virar lavouras. E o mais interessante é que o valor da terra custa 10% do preço de áreas em regiões como Mato Grosso e Paraná. Ou seja, tem terra, barata e que produz bem”, diz Juca Masutti, presidente da Aprosoja Rondônia.

Para se ter uma ideia, a produção de soja no estado cresceu 236% em dez anos, passando de 277 mil toneladas na temporada 2006/2007, para pouco mais de 930 mil hectares no ano passado. A área também cresceu o mesmo patamar, 230% neste período, de 90 mil hectares em 2006/2007, para 296 mil em 2016/2017. Só por curiosidade, nos mesmos dez anos, o Mato Grosso expandiu em área 80%, e a Bahia, que era a antiga fronteira agrícola do país (como Rondônia é agora), 86%. “Aqui é uma terra de oportunidades e vamos mostrar isso na Expedição Soja Brasil”, diz Masutti.

Além das oportunidades de negócios, a Expedição Soja Brasil também abordará temas como a violência no campo, que tem trazido dor de cabeça aos produtores. “Estas invasões que aconteceram na Bahia, não eram só para roubar, muitas são invasões de assentamentos e temos que tratar do assunto agora, para nos prevenir”, comenta ele.

Os produtores interessados em participar da Expedição Soja Brasil e das palestras devem procurar os Sindicatos Rurais das cidades mencionadas acima para mais detalhes, horários etc. Este evento é uma realização do Canal Rural, Aprosoja Brasil e Aprosoja Rondônia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Realização da 1ª feira sobre café, entrega de mudas e premiação potencializam a cafeicultura de Rondônia

Secretário Luiz Paulo destaca a importância da Feira “Robustas Amazônicos” e parabeniza produtores pelo sucesso

Medidas alternativas deixam produtores otimistas com a safra de café 2025 apesar da estiagem em Rondônia

IBGE: Porto Velho tem o terceiro maior rebanho bovino do país