Expedição Soja Brasil mostrará por que Rondônia é a nova fronteira agrícola
Dos dias 21 a 24 de novembro, o projeto Soja Brasil fará uma Expedição Técnica por alguns municípios produtores de soja em Rondônia. A ideia é discutir temas como: segurança no campo, importância da Aprosoja-RO e a disponibilidade de novos materiais genéticos da Embrapa.
A Expedição Soja Brasil passará por fazendas em Porto Velho, Ariquemes, São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Chupinguaia, Cerejeiras e Vilhena, mostrando as oportunidades que o estado oferece. “Aqui ainda há pelo menos 3 milhões de hectares de pastagens degradadas que podem virar lavouras. E o mais interessante é que o valor da terra custa 10% do preço de áreas em regiões como Mato Grosso e Paraná. Ou seja, tem terra, barata e que produz bem”, diz Juca Masutti, presidente da Aprosoja Rondônia.
Para se ter uma ideia, a produção de soja no estado cresceu 236% em dez anos, passando de 277 mil toneladas na temporada 2006/2007, para pouco mais de 930 mil hectares no ano passado. A área também cresceu o mesmo patamar, 230% neste período, de 90 mil hectares em 2006/2007, para 296 mil em 2016/2017. Só por curiosidade, nos mesmos dez anos, o Mato Grosso expandiu em área 80%, e a Bahia, que era a antiga fronteira agrícola do país (como Rondônia é agora), 86%. “Aqui é uma terra de oportunidades e vamos mostrar isso na Expedição Soja Brasil”, diz Masutti.
Além das oportunidades de negócios, a Expedição Soja Brasil também abordará temas como a violência no campo, que tem trazido dor de cabeça aos produtores. “Estas invasões que aconteceram na Bahia, não eram só para roubar, muitas são invasões de assentamentos e temos que tratar do assunto agora, para nos prevenir”, comenta ele.
Os produtores interessados em participar da Expedição Soja Brasil e das palestras devem procurar os Sindicatos Rurais das cidades mencionadas acima para mais detalhes, horários etc. Este evento é uma realização do Canal Rural, Aprosoja Brasil e Aprosoja Rondônia.
Veja Também
Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário
Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional
Prefeitura garante mais de 13 mil toneladas de calcário para produtores rurais de Porto Velho