Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário
Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar em municípios do Cone Sul do estado, o governo de Rondônia realizou a entrega de 275 toneladas de calcário ensacado para agricultores locais, na sexta-feira (7), através do programa Mais Calcário, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).
O programa Mais Calcário visa fortalecer os agricultores familiares atendidos pela Emater-RO com assistência técnica e extensão rural, e integra programas do governo, como o de Aquisição de Alimentos (PAA-Estadual), Olericultura, Piscicultura e Pecuária Leiteira, por meio da Consultoria Técnica da Pecuária Leiteira (Consultec), com foco no fortalecimento da agricultura familiar em Rondônia.
Representando o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o vice-governador Sérgio Gonçalves, durante a entrega destacou a relevância do trabalhador rural para o desenvolvimento do estado. “O produtor rural e a agricultura familiar em nosso estado são fatores chave na geração de empregos e riqueza. Nesse sentido, o governo do estado vem promovendo políticas públicas como a distribuição de calcário para os produtores, por meio da Emater. “O programa Mais Calcário contribui para o fortalecimento da agricultura em Rondônia, promovendo melhorias na produtividade do solo e, consequentemente, no aumento da produtividade das propriedades rurais.”
Segundo o gerente regional da Emater-RO, Eliandro Márcio Perini, o programa tem beneficiado agricultores há mais de quatro anos e tem beneficiado a agricultura familiar e os pequenos produtores. “Parte do recurso é totalmente subsidiado, e o frete também, todos os agricultores familiares têm direito a essa assistência”, ressaltou.
A primeira agricultora a receber o calcário em Corumbiara, Leonice Gonçalves Amaral, destacou a melhoria significativa em sua horta, “antes a terra era muito ácida. Depois que fizemos a análise e começamos a utilizar o calcário, a produção aumentou consideravelmente. A Emater sempre nos ajuda, fornecendo sementes e o próprio calcário”, afirmou.
As cidades beneficiadas foram:
• Pimenteiras: 40 toneladas
• Corumbiara: 40 toneladas
• Cabixi: 40 toneladas
• Colorado do Oeste: 40 toneladas
• Vilhena: 115 toneladas
Veja Também
Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional
Prefeitura garante mais de 13 mil toneladas de calcário para produtores rurais de Porto Velho
Governo encerra mais uma etapa da declaração de rebanhos, com adesão de 98% dos pecuaristas