Prazo para declarar a vacinação contra febre aftosa é prorrogado em Rondônia
O prazo para declarar a vacinação contra febre aftosa na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) vai até o dia 25. O prazo para vacinar encerrou na segunda-feira (15). Nesta Etapa todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados e declarados.
O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, explica que houve prorrogação do prazo para a declaração para que o produtor rural não seja prejudicado e possa declarar a vacinação com tranquilidade. “Houve duas ameaças de greve dos servidores da Idaron e nosso sistema falhou em algumas unidades de atendimento. Então, em discussão com toda a diretoria e os supervisores regionais, decidimos prorrogar o prazo para declarar”.
Apesar destes acontecidos, a campanha seguiu normalmente. “A Idaron tem uma parceria forte com o produtor rural, o que faz com que o Estado seja um dos maiores exportadores de carne do país. E mais uma vez o pecuarista atendeu ao chamado da Idaron para vacinar e declarar”, fala Anselmo.
O presidente também ressalta que esta campanha de vacinação é muito importante para o cumprimento das metas para que o Estado atinja o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. “Está planejado que em 2019 a vacina seja retirada em Rondônia e Acre, mas até lá temos que vacinar e declarar”.
Até o início da tarde desta terça-feira, mais de 70 mil produtores rurais declararam quase dez milhões de animais, correspondendo a 75% do estimado, que é de 13,6 milhões. O produtor que não declarar a vacinação poderá ser multado em R$ 163,02 por propriedade.
Veja Também
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas