Prazo para declarar vacinação contra aftosa encerra nessa terça-feira
Expectativa da Idaron é que mais de 13,5 milhões de bovídeos tenham sido vacinados.
Os criadores de bovinos e bubalinos de Rondônia têm até a próxima terça-feira (22) para declarar a vacinação contra febre aftosa, em qualquer Unidade da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). O pecuarista precisa apresentar a nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho, separado por faixa etária e sexo.
De acordo com a Idaron, a expectativa é que mais de 13,5 milhões de bovídeos tenham sido vacinados. Até a manhã desta sexta-feira (18) foram declarados mais de 11,5 milhões de animais, correspondendo a 87% do rebanho existente, pertencente a mais 80 mil produtores rurais.
Ainda segundo a Agência, esta Etapa de Vacinação está ocorrendo conforme o esperado em comparação com as campanhas anteriores. “O produtor vacinou e tem comprovado na Idaron, mostrando que já está consciente da importância de imunizar os animais”, fala o diretor executivo da Idaron, Avenilson Trindade.
Os produtores rurais que não declararem a vacinação estão sujeitos à multa de R$ 152,72 por propriedade. Caso o pecuarista não tenha vacinado, além da multa de R$ 15,72 por animal não vacinado, ele deverá imunizar os animais com a presença de um técnico da Idaron.
O diretor também ressalta a importância da pecuária bovina para o Estado. “Até outubro, nós exportamos mais de cem mil quilos de carne bovina para mais de 20 países. Nossa carne chega a quase todos os continentes do mundo”, conclui.
Rondônia possui o sétimo maior rebanho do país, sendo o quarto em exportação de carne bovina. Este produto e seus derivados representam metade das exportações rondonienses.
Veja Também
Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário
Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional
Prefeitura garante mais de 13 mil toneladas de calcário para produtores rurais de Porto Velho