Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Agronegócio

Primeira agroindústria de peixe de Rondônia é inaugurada em Vale do Paraíso

Com uma produção mensal de 4 toneladas por mês de processamento e comercialização de tambaqui, pirarucu e pintado, a Agroindústria Peixes Rodrigues foi inaugurada na segunda-feira (29), na zona rural de Vale do Paraíso, com o apoio do Governo de Rondônia.

A primeira agroindústria do gênero atende aos mercados das cidades localizadas no eixo entre Ouro Preto do Oeste a Cacoal e já tem clientes interessados nas praças de Vilhena e de São Paulo. A meta dos investidores da agricultura familiar é de dobrar a produtividade nos próximos cinco anos. Rondônia possui mais de 500 agroindústrias registradas em diversos segmentos alimentícios e que abastecem o comércio regional.

“O pequeno produtor faz a diferença no desenvolvimento de Rondônia. Começamos vendendo apenas 100 quilos de tambaqui e nossa produtividade vêm crescendo anualmente”, disse um dos proprietários, Elivelton Rodrigues, que emprega diretamente 14 pessoas e compra toda a produção de peixe da região. A Peixes Rodrigues está localizada a 10 quilômetros do centro de Vale do Paraíso, na linha 202, lote 94.

O piscicultor Marcelo Ribeiro dos Santos vende toda a produção de tambaqui para a Peixes Rodrigues e motiva os vizinhos a fazerem o mesmo. “São 19 toneladas por ano que vendo diretamente na agroindústria. Vale a pena produzir peixe pelo resultado financeiro positivo que traz”, disse Marcelo Santos, que tem o apoio de técnicos da Emater no desenvolvimento da piscicultura, do leite e da olericultura no sítio dele distante 22 quilômetros da agroindústria.

“Rondônia é terra de produzir alimentos. Existem dois fatores para o crescimento das agroindústrias e do agronegócio no estado, que são: tecnologia e conhecimento. Aqui está um exemplo de que a agricultura familiar é responsável pelo desenvolvimento econômico regional”, disse o governador Confúcio Moura, na solenidade inaugural.

O governador reforçou que a modernidade, o acesso à internet e outras tecnologias são fundamentais para a evolução produtiva rondoniense. “A Rondônia Rural Show, que acontece no final do mês de maio em Ji-Paraná, é um claro exemplo do futuro do agronegócio rondoniense”, citou Confúcio Moura, ao elogiar os proprietários da Peixes Rodrigues pelo empreendimento alicerçado em tecnologia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo de Rondônia publica Edital de Chamada Pública para Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário

Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional

Prefeitura garante mais de 13 mil toneladas de calcário para produtores rurais de Porto Velho