RONDÔNIA: EXEMPLO NA AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL
O Brasil levou para 21ª Conferência do Clima (COP 21), em Paris, um exemplo de sustentabilidade no campo que já é aplicado em Rondônia. É o sistema ILPF – Integração Lavoura, Pecuária, Floresta. No município de Machadinho do Oeste, a fazenda Don Aro, do agropecuarista Giocondo Vale, recebeu o certificado Ouro de BPA, Boas Práticas Agropecuárias, e está servindo de inspiração para outras propriedades rurais do estado. Na prática, o sistema recupera áreas de pasto degradadas ao intercalar e consorciar as culturas de soja, milho, arroz e pasto na mesma área de plantio, garantindo, dessa forma, a fertilidade do solo.
O ILPF mantém o desmatamento zero, reduz a emissão de gases de efeito estufa, aumenta a produtividade e diversifica a safra do produtor rural. Em Rondônia, os produtores trabalham com reflorestamento e recuperação das APPs, Áreas de Proteção Permanente.
Os jornalistas Ivonete Gomes, Gerson Costa, Ronney Dornelles, Luka Ribeiro e Rodrigo Erse foram ver de perto o trabalho de sustentabilidade na fazenda Don Aro. O vídeo mostra como Rondônia está dando exemplo de boas práticas no campo.
Veja Também
Área plantada com soja em Rondônia deve ultrapassar os 700 mil hectares na safra 2025/2026
Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau
Produtor rural terá que pagar adiantado para garantir serviços do programa Porteira Adentro
Classe política prestigia a 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré