Rondônia tem safra recorde de grãos e produção supera 3,5 milhões de toneladas
De acordo com a última estimativa da safra de grãos (ciclo 2022/23), divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quarta-feira (6), o estado de Rondônia atingiu mais uma produção recorde de grãos.
Pelo 12º Levantamento divulgado pela estatal, a estimativa para a quantidade de grãos produzida nesta safra em Rondônia é de 3,76 milhões de toneladas, distribuída em uma área plantada de 947,8 mil hectares e com uma produtividade média de 3.965 kg/ha.
O número representa, em relação à safra passada, um incremento de 20,4%. Esse resultado foi atingido, principalmente, pelas produções recordes obtidas mais uma vez pela soja e pelo milho 2ª safra. Somente o cultivo da soja e do milho alcançou um volume de 3,6 milhões de toneladas, e representa 96 % do total de grãos produzidos em todo o estado.
O resultado da safra recorde é reflexo tanto de uma maior área plantada, como também de uma melhor produtividade média registrada, que foi impulsionada pela utilização, por parte dos produtores, de bons pacotes tecnológicos e condições climáticas adequadas na maioria das regiões produtoras durante todo o ciclo reprodutivo das culturas.
Confira aqui os dados completos do 12° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23.
Veja Também
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas