Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Agronegócio

Sistema de irrigação móvel é apresentado pela primeira vez na RRS e atrai interesse de produtores

Na unidade demonstrativa da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), além dos cultivares verdinhos, o que chama atenção é o sistema de irrigação que a Diságua, empresa do município de Cerejeiras, colocou a disposição do público da Rondônia Rural Show pela primeira vez.

De acordo com o técnico de irrigação Sérgio Correia, o sistema de irrigação por carretel tem alcance de até 11 hectares. O modelo é considerado de baixo custo. ‘‘Chega a R$ 4 mil por hectare; já no sistema de irrigação convencional não fica por menos de R$ 7 mil o hectare’’, disse.

O equipamento ainda é uma novidade para os produtores rurais de Rondônia, mas segundo o técnico, em outros estados como Mato Grosso, onde o agronegócio também é forte, o sistema já é bastante utilizado. ‘‘Quando se fala em tecnologia na propriedade rural é preciso pensar na irrigação. Quem não se adequar às novas tecnologias vai ficar para trás’’, afirma.

Com a bomba instalada a 300 metros da fonte de água, a irrigação se estende por mais 125 metros através do carretel. ‘‘A eficiência é de 10 irrigações em uma só. Eu consigo irrigar o capim, o milho, o jiló, soja, feijão, o arroz, consigo fazer isso porque ela é móvel’’, considera Sérgio Correia, ressaltando que o sistema pode se adaptar às diferentes propriedades.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo de Rondônia publica Edital de Chamada Pública para Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário

Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional

Prefeitura garante mais de 13 mil toneladas de calcário para produtores rurais de Porto Velho