Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Agronegócio

Termina nesta quarta-feira o prazo da declarar vacinação contra febre aftosa

Dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) desta terça-feira (21) revelam que mais de 5 milhões de animais já foram vacinados e 13 milhões do rebanho do estado já foram declarados o que significa 94% de cabeças. “Lembramos aos produtores rurais que o prazo de declaração da vacinação termina amanhã (22) e nesta etapa estão sendo vacinados animais com até 24 meses, ou seja, dois anos de idade”, explicou o médico Veterinário, Dalmo Bastos Sant’Anna.

Ele destacou que mais de 88 mil produtores já foram atendidos nos escritórios da Idaron e que a expectativa é que a campanha chegue a 14 milhões de cabeças. Os pecuaristas que não possuem animais em idade de vacinação também devem fazer a declaração de animais existentes na propriedade.

Para fazer a declaração, o produtor deve ir à Idaron com a nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho por sexo e faixa etária.

O produtor que não declarar a vacinação poderá ser multado em R$ 163,02 por propriedade e caso seja constatado que ele não vacinou os animais, ele poderá ser multado com o mesmo valor de R$ 163,02 por animal não vacinado.

A Idaron já promoveu 43ª campanha de vacinação contra Febre Aftosa no estado e mesmo assim, todos os anos, realiza uma grande divulgação e mobilização dos escritórios destacando a importância da vacinação dos animais.

Rondônia deve parar de vacinar

Os pecuaristas de Rondônia ainda terão que vacinar o seu rebanho até abril de 2019. Depois dessa data os animais poderão não mais ser vacinados de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e no ano de 2021, Rondônia terá sua Declaração de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Rondônia deixará de vacinar rebanho contra febre aftosa a partir de 2018, diz Ministério da Agricultura

Retirada da vacinação contra febre aftosa é debatida em Porto Velho

Governo de Rondônia publica Edital de Chamada Pública para Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário