Usina Santo Antônio apresenta tecnologia em laboratório para reprodução de peixes amazônicos
Em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), a Santo Antônio Energia levou a 10ª Rondônia Rural Show Internacional matrizes do bagre Babão Zebra, peixe ornamental muito utilizado por colecionadores. A bióloga e doutora em Ciências, Marcela Velludo, analista socioambiental da Santo Antônio Energia, explica que o empreendimento faz o monitoramento das espécies da bacia hidrográfica do rio Madeira.
A usina possui um laboratório de reprodução de peixes, onde é realizado o estudo dos grandes bagres da Amazônia, que fazem migrações de longa distância. Dentro do programa de licenciamento, o subprograma de monitoramento é realizado para quando houver necessidade, a Santo Antônio tenha tecnologia para transferir aos produtores para reproduzir os peixes em escassez na bacia do rio Madeira e seus afluentes. Um exemplo dos estudos da usina foi a reprodução em cativeiro da Piramutaba, espécie de grande comercialização no Pará.
O governador Marcos Rocha esteve no Espaço Peixes de Rondônia, onde a Santo Antônio Energia está expondo a tecnologia, e elogiou a preocupação em monitorar as espécies da Amazônia, ajudando a manter o ciclo do pescado. “Nossa Rondônia Rural Show traz tecnologia para todos os setores”, disse o governador. Para o secretário Luiz Paulo, que visitou o local pela manhã, o Espaço Peixes de Rondônia trará muitas novidades para os produtores. O visitante poderá encontrar um aquário com o bagre Babão Zebra no Espaço Peixes de Rondônia ao lado do estacionamento destinado aos ônibus.
Veja Também
Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário
Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional
Prefeitura garante mais de 13 mil toneladas de calcário para produtores rurais de Porto Velho