Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Agronegócio

Vacinação contra febre aftosa em Rondônia começa no próximo sábado, dia 15

Começa no próximo sábado, dia 15 de abril, o prazo para pecuaristas de Rondônia vacinarem seus rebanhos bovino e bubalino contra febre aftosa. Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), com a inversão do calendário ocorrida neste ano, todos os animais devem ser imunizados até o dia 15 de maio. Além de vacinar, o criador deve, até o dia 22 de maio, fazer a declaração na Idaron.

Nesta etapa, a expectativa é que sejam vacinados 13,6 milhões de animais em mais de 94 mil propriedades rurais. O produtor que deixar de vacinar poderá ser multado em R$ 163,02 por animal não vacinado e obrigado a imunizar o rebanho com a presença de um fiscal da Idaron. Quem vacinar, mas não declarar será multado em R$ 163,02 por propriedade.

A segunda etapa de vacinação ocorre em outubro/novembro, quando devem ser imunizados apenas os animais com até 24 meses. A inversão do calendário foi uma solicitação dos pecuaristas através da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon).

“Estamos caminhando para que Rondônia seja área livre de vacinação contra febre aftosa, mas até lá precisamos continuar vacinando para provarmos que nosso rebanho é sadio”, afirma o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus.

Retirada da vacina

Anselmo de Jesus também informa que todo o Brasil e os países vizinhos estão discutindo a retirada da vacina. “Estamos debatendo como será feita essa retirada. Por enquanto, todos concordam que será de forma gradual e a partir de 2019 até 2026”.
Rondônia tem o sexto maior rebanho bovino do país e desde 1999 não registra caso de febre aftosa.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo de Rondônia publica Edital de Chamada Pública para Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário

Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional

Prefeitura garante mais de 13 mil toneladas de calcário para produtores rurais de Porto Velho