Vídeo orienta sobre boas práticas em qualidade do leite
Tecnologias e conhecimento precisam ser compartilhados e, principalmente, chegar até aos produtores rurais. Para contribuir com o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, a Embrapa Rondônia lançou no final de maio, o vídeo “Boas Práticas em Qualidade do Leite”, na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná, como parte das atividades de comemoração do 50º aniversário da Empresa. O material educativo apresenta recomendações importantes para melhoria da qualidade microbiológica da matéria-prima que reflete na oferta de produtos lácteos mais nutritivos e seguros para o consumidor.
O vídeo reúne o resultado de 12 anos de pesquisas em qualidade do leite com foco na identificação dos principais pontos de contaminação do produto por bactérias durante a ordenha. O trabalho contemplou propriedades rurais que apresentam as condições de produção de leite predominantes em Rondônia. As práticas recomendadas foram avaliadas e definidas com base nesses resultados. Produzido no âmbito do Projeto Transferência de Tecnologias para o Fortalecimento da Pecuária de Leite em Rondônia - Projeto Transtec, a iniciativa com apoio do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia – Proleite.
“A conscientização sobre a adoção de boas práticas exige esforço conjunto de instituições e indústrias que fazem parte da cadeia produtiva do leite. Este material é uma importante estratégia para compartilhar informações sobre o tema, principalmente, entre produtores e técnicos que atuam nesta cadeia, visto que a adoção desse conjunto de práticas reduziu em mais de 90% a contagem dos principais grupos de bactérias deteriorantes no leite”, explica Juliana Dias, pesquisadora da Embrapa Rondônia e responsável pelas atividades do projeto.
O vídeo está disponível no canal do YouTube da Embrapa, na íntegra e também dividido em quatro etapas: 1. Manejo de ordenha, 2. Limpeza e desinfecção de utensílios de ordenha, 3. Limpeza e desinfecção de equipamentos de ordenha, e 4. Limpeza e desinfecção de tanques de expansão
Produção de leite em Rondônia
De acordo com dados do IBGE, o estado de Rondônia é o décimo maior produtor de leite no Brasil, com uma produção de 741 milhões de litros em 2021, valor que representa 40% da produção da região Norte. A produção de leite no estado é de base familiar, com predomínio de propriedades com baixa adoção de tecnologias. A atividade envolve 25.870 produtores, com média de produção diária de 62,2 litros por propriedade e produtividade de 5,0 litros/vaca/dia, conforme dados obtidos pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON em 2022.
Pesquisas em Qualidade do Leite e desafios
Desde 2011, a Embrapa Rondônia realiza estudos para caracterização epidemiológica das propriedades rurais e da qualidade do leite produzido no estado. Segundo Juliana Dias, os resultados das pesquisas demonstram os indicadores de qualidade do leite, regiões e perfis de propriedades que devem ser priorizados em programas de melhoria da qualidade pela iniciativa privada e pública.
Entre os principais desafios apontados para a qualidade dessa matéria prima em Rondônia estão o atendimento aos limites de contagem bacteriana no leite, a baixa adoção de boas práticas de ordenha e a adequação das condições de ordenha e de resfriamento do leite, principalmente em tanques coletivos. Os estudos indicam que o maior fator de risco associado à qualidade do leite está na entrega do leite no tanque coletivo quando esta é realizada por intermediários, resultando em atraso na refrigeração do leite e falhas no manejo dos latões.
Veja Também
Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário
Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional
Prefeitura garante mais de 13 mil toneladas de calcário para produtores rurais de Porto Velho