Rondônia, 24 de novembro de 2024
Artigos

Agroindústria atenderá a associação Gabawabe

A deputada Lúcia Tereza (PP) disponibilizou emenda parlamentar para atender a associação Gabawabe, da qual fazem parte as mulheres indígenas da aldeia Betel, etnia Suruí, a 12 km do distrito de Pacarana, em Espigão do Oeste. A parlamentar disse apoiar a exploração ambiental de maneira correta praticada por esses índios.

A emenda tem como objetivo a aquisição e implantação de uma agroindústria para o beneficiamento da castanha. A produção é estimada em mais de 300 toneladas na região, e vem sendo comercializada pela associação de maneira nativa. Com isso perde valor de mercado e os atravessadores são beneficiados.

Com a implantação da agroindústria, o produto será industrializado, agregando mais valor à castanha, assim como trará novas perspectivas de negócios aos associados da Gabawabe.

“A produção da castanha é muito forte na região do Pacarana, o que falta é o incentivo para que os produtores possam melhorar a qualidade de seus produtos e assim conseguirem melhores preços em novos mercados”, afirmou o cacique Miguel Suruí, durante sua visita à deputada Lúcia Tereza.

Segundo o líder Suruí, a instalação desse projeto da agroindústria garantirá a valorização da castanha na região. “Com isso os parentes, tanto Suruí quanto Zoró e Cinta Larga, vão ter um ganho bem melhor na comercialização de sua safra de castanha”, destacou Miguel Suruí.

Artesanato

Outra propositura do líder Suruí junto à deputada Lúcia Tereza foi o apoio às mulheres que trabalham com a produção do artesanato indígena. Segundo ele, as índias desenvolvem timidamente o trabalho na confecção de redes e tapetes de maneira artesanal na aldeia.

“É um trabalho muito bom e que se for divulgado pode ser uma boa fonte de renda para essas famílias. Vamos solicitar à nossa deputada através da associação Gabawabe uma emenda para a aquisição de linhas, barbantes e outros produtos para ampliar essa produção artesanal das mulheres da associação”, afirmou Miguel Suruí.

Ele agradeceu o empenho da deputada Lúcia em apoiar as iniciativas de sua comunidade. A parlamentar garantiu a colocação de emenda para a aquisição da agroindústria da castanha, assim como apoio ao trabalho das mulheres indígenas com o artesanato.

“O nosso compromisso de apoio aos nossos irmãos indígenas será mantido através das ações que possibilitem desenvolverem suas atividades através do associativismo dentro da aldeia”, assegurou Lúcia Tereza.

SIGA-NOS NO

Veja Também

O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade

Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres

Não existe democracia sem a participação feminina

Em prática abusiva Porto Velho Shopping aumentou em 40% a tarifa de estacionamento em 10 meses