Rondônia, 22 de novembro de 2024
Artigos

Bandeira branca, amor...

A Campanha Janeiro Branco chegou à sua 6ª edição em 2019. Com o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da Saúde Mental e Emocional, são realizadas diversas ações envolvendo a mídia e a população para promover o conhecimento e a busca sobre estes temas.

O Psicólogo de Uberlândia-MG Leonardo Abrahão, idealizador da campanha, traz a definição dessa ideia: “Através da Campanha Janeiro Branco, pretendemos difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para a mobilização pelo fato de que, em termos culturais e simbólicos, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e, a cor branca, pois, como em uma tela em branco, queremos incentivá-las a desenhar novas possibilidades em suas vidas”.

Em todos os anos a campanha acontece em várias cidades do Brasil e tem grande repercussão nas redes sociais, inclusive com apoio de artistas e instituições públicas e privadas de diversos segmentos. Além disso, a campanha também busca o apoio do poder público dos estados e municípios para transformar o Janeiro Branco em lei e assim colocar a discussão e ações sobre Saúde Mental e Emocional em seu devido lugar de importância.

Todos os dias acompanhamos episódios de violência, desrespeito, desumanidades e preconceitos. Vivenciamos em nossas relações dificuldades interpessoais que podem se transformar em problemas maiores. Há, ainda, casos dentro de famílias de pessoas com algum tipo de transtorno psicológico que, por exemplo, não recebem a devida atenção. Todos esses comportamentos e contextos do ser humano são permeados pela saúde mental e emocional.
Com lemas como “Quem cuida da mente, cuida da vida.”, “Todos têm direito à saúde mental.”, “Vem pro lado da saúde mental.” e “Por uma cultura da saúde mental.” a Campanha Janeiro Branco pretende ampliar a reflexão sobre os nossos sentimentos, atitudes e sobre os resultados positivos de cuidar desta área da saúde ainda muito negligenciada.
Para saber mais sobre a campanha visite suas redes sociais, busque por Janeiro Branco, ou entre no site janeirobranco.com.br, lá você encontrará todas as informações, além de diversos materiais que podem ser utilizados em ações durante janeiro e todo o ano.

*Juliana Maria de Oliveira – Psicóloga CRP 20/04976. Formada pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atende em Porto Velho-RO.


SIGA-NOS NO

Veja Também

O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade

Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres

Não existe democracia sem a participação feminina

Em prática abusiva Porto Velho Shopping aumentou em 40% a tarifa de estacionamento em 10 meses