BLOG DA AMAZÔNIA - Altino Machado - Crime da motosserra: juiz nega julgamento separado para Hildebrando Pascoal
O juiz Élcio Sabo Mendes Júnior, da Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco (AC), indeferiu o pedido do advogado Sanderson Moura para que o ex-deputado Hildebrando Pascoal Nogueira Neto fosse a julgamento separado dos demais réus pelo “crime da motosserra”.
Os quatro processos foram reunidos no ano passado a pedido do Ministério Público sob alegação de que se tratavam de crimes conexos, que tinham ligação entre si.
- A reunião processual, ao invés de colaborar para a coleta eficaz da prova em plenário, prestará serviço contrário, gerando tumulto processual, dificuldade de análise dos depoimentos das inúmeras testemunhas, sem contar o incremento de complexidade probatória - argumenta o juiz na decisão.
Os quatro processos foram reunidos no ano passado a pedido do Ministério Público sob alegação de que se tratavam de crimes conexos, que tinham ligação entre si.
Dessa forma, conforme a última decisão do juiz, o processo que julgará Hildebrando Pascoal e os demais réus diminuirá dos atuais 27 volumes para apenas nove, sendo apreciado somente o crime de homicídio de Agilson dos Santos Firmino, conhecido como “Baiano”.
O magistrado determinou que o processo seja inserido na pauta de julgamento do Tribunal do Júri, mas não definiu a data. O Blog da Amazônia apurou que o juiz trabalha com a previsão de que presidirá o julgamento na primeira quinzena de março.
Veja Também
Desembargador suspende decisão de soltura do ex-coronel Hildebrando Pascoal
O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade
Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres