Rondônia, 16 de novembro de 2024
Artigos

“Cobras do Forró”: Sucesso junto ao público rondoniense – (parte II)

Após a grande aceitação pelo público rondoniense da primeira parte da história da banda “COBRAS DO FORRÓ”, em maio pretérito, a coluna “Na Boca do Povo” abre novamente um espaço especial para registrar o trigésimo aniversário desta que é considerada como a melhor banda de forró do Estado de Rondônia, e inegavelmente, uma das melhores do gênero na região Norte brasileira.

Na verdade trata-se de, através deste trabalho jornalístico, se prestar uma justa homenagem a esse grupo de músicos e intérpretes, que com inegável talento e respeito às coisas de nosso Estado já chegou até a se exibir, por diversas oportunidades, em palcos artísticos importantes de cidades como Fortaleza (CE), terra do forró e do baião, e em Manaus (AM).



Em meio a esse clima de alegria, sobre modo, após o lançamento do sexto CD para os seus fãs, em maio pretérito, é que a banda “COBRAS DO FORRÓ” seqüência o ciclo de comemorações junto ao público, fazendo desta feita, o lançamento de seu primeiro DVD, neste domingo (13/06), na “TOCA DOS COBRAS”.
 
PRIMEIRO DVD “COBRAS DO FORRÓ”

Em meio a esse clima de alegria, sobre modo, após o lançamento do sexto CD para os seus fãs, em maio pretérito, é que a banda “COBRAS DO FORRÓ” seqüência o ciclo de comemorações junto ao público, fazendo desta feita, o lançamento de seu primeiro DVD, neste domingo (13/06), na “TOCA DOS COBRAS”.
 
VINTE ANOS BUSCANDO O SUCESSO

Em meio a tudo isso, vale ressaltar os vinte anos de intensa persistência do Maestro Zezinho e de um pequeno grupo de amigos, que como ele, sonhava em se tornar profissionais, apresentar-se em público e ter seu talento reconhecido pelo público, dentro e fora de Rondônia.

Depois de muita persistência o sonho se tornou realidade, pois como nos disse o Maestro Zezinho, “ele foi acalentado desde a infância, pois sempre quis se tornar cantor e sanfoneiro, sem fugir das suas raízes. No início, tudo foi muito difícil, entretanto, jamais abandonamos o nosso sonho e o nosso objetivo. Só que até chegar à formação da banda e torná-la no que ela se tornou demorou cerca de vinte anos. Valendo lembrar que, fixei residência em Porto Velho há mais de 54 anos, e daqui espero nunca mais sair, pois a cidade e o seu povo me acolheram, assim como aos meus familiares. Sou grato por tudo isso, principalmente, pelos incontáveis amigos que aqui fiz e continuo a fazer (gente importante e gente do povão), particularmente, da imprensa em geral”.

INÍCIO COM APENAS QUATRO COMPONENTES

A história da banda “OS COBRAS DO FORRÓ” se confunde com o próprio tempo, pois as coisas somente começaram a engrenar de verdade por volta do ano de 1980. Detalhe: naquela época, a banda era formada por apenas quatro componentes: Zezinho (sanfona e vocal), Sabá (triângulo e vocal), Fiel (zabumba de marcação) e Raimundo Taxista (pandeiro).  


 

APRESENTAÇÕES NA RÁDIO CAIARI

No período de 1980 a 1981, os radialistas Alfredo Barradas, Walmir Miranda, Vivaldo Garcia, Isaac Ferraz, Lucivaldo Souza, Edinho Marques, Fernando José (Pinguilite) e Osmar Vilhena, passaram a incentivar os “COBRAS” a fazerem apresentações na Rádio Caiarí (que antigamente tinha seus estúdios ali atrás da Catedral do Sagrado Coração de Jesus), ao vivo, ou seja, dentro do estúdio da emissora, com a utilização de apenas dois microfones. As apresentações ocorriam em programas como: “Canta Brasil” e “Sucessos Românticos”, após as 21 horas.

Posteriormente, a banda passou a se apresentar aos domingos, na sede do Botafogo, bairro Liberdade, à época do saudoso Sr. José Camacho, pai do “Camachinho” que também muito ajudou o grupo após o falecimento de seu genitor. Inclusive, contratando a banda para animar eventos sociais, além de bailes carnavalescos. A cada apresentação aumentava o número de fás, que apesar de tocar diversos ritmos se manteve fiel ao estilo forrozeiro, por ser o mais solicitado pelo público.

SEGUNDA FORMAÇÃO: NOVE COMPONENTES NA BANDA

A segunda formação da banda “COBRAS DO FORRÓ” deu-se por volta de 1982/1983, quando esta passou a contar com os seguintes profissionais: Cural (cavaquinho), João Batista (violão e bandolim), Toinho (percussão), Ramos (trompete), o saudoso Chiquilito Erse  (bateria), Sabá (triângulo e vocal), Pezão (zabumba de marcação), Raimundo Taxista (pandeiro) e Zezinho (sanfona de 120 baixos e vocal). O prestigio da banda crescia acentuadamente.  O grupo passou então, de quatro para nove componentes.

Entretanto, Chiquilito Erse ingressou na política e em razão disso não prosseguiu com os “COBRAS”. “Mas vale registrar que, enquanto vivo, Chiquilito sempre ajudou e incentivou para que seguíssemos em frente. Para nós, ele sempre será inesquecível”, afirma o Maestro Zezinho.

OITO INTEGRANTES NA TERCEIRA FORMAÇÃO EM 1990

Em 1990, a banda “COBRAS DO FORRÓ” passou a ter os seguintes componentes: Zezinho (sanfona e vocal), Sabá (triângulo e vocal), Pezão - que faleceu em 2009 – (zabumba), Dadá (que também já é falecido) no contrabaixo, João Batista (violão), Toinho (bateria), Afonso (vocal) e Mauro Puruí.
 
“Daí por diante começamos a tocar mais frequentemente em bailes carnavalescos, em clubes sociais, e em grandes eventos da comunidade portovelhense, inclusive, nas periferias” acrescentou o Maestro Zezinho.

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL  E GRAVAÇÕES

O grupo voltou-se então para a melhoria dos instrumentos e equipamentos utilizados por cada um de seus componentes, principalmente, em relação à sonorização. Dessa forma, a banda “COBRAS DO FORRÓ” foi aos poucos se consolidando mais e mais junto ao público, principalmente, nas cidades de Porto Velho e Guajará Mirim. Também iniciou uma série de apresentações na sede social e esportiva do Clube Ypiranga, na região central da Capital.

Também a partir desse período, a banda gravou o seu primeiro disco LP (Long Play) em vinil e, posteriormente, os seus primeiros CD´s.

Atualmente, a banda possui gravados um LP e seis CD´s. E está aprimorando o trabalho de lançamento do seu primeiro DVD, que logo, logo vai estar na praça para deleite dos amantes do forró.

FORMAÇÃO ATUAL DA BANDA
 
Atualmente, a banda tem os seguintes integrantes: Maestro Zezinho (sanfona e vocal), Arquibaldo (contrabaixo), Sabá (triângulo e vocal), Fánka (bateria), Zé Maria (guitarra), Tião (teclado - 1), Hélton (teclado - 2), Zé do Zambumba (zabumba), Mário, Regiane e Patrícia (croner´s).

São treze músicos e intérpretes da melhor qualidade. Em todo o Estado de Rondônia são unanimemente considerados como a nossa melhor banda de forró, e uma das melhores do Norte-Nordeste brasileiro. Um orgulho para Rondônia, sem sombra de dúvida. 

Portanto, após terem lançado o seu sexto CD, em maio deste ano, os “COBRAS DO FORRÓ” confirmaram para este domingo (13/06), o lançamento de seu 1º. DVD. A festa na “Toca dos Cobras” começa a partir das 15 horas.
 
Para este evento, a família “COBRAS DO FORRÓ” está convidando o público em geral, além de autoridades e o pessoal da imprensa (Rádios, Jornais, Sites e televisões).

Todos serão brindados com um repertório musical bastante variado, que agradará jovens, adultos e pessoas da melhor idade. Com certeza. “A Toca dos Cobras”, como já mencionado, fica em meio à natureza. É bastante agradável. Os presentes poderão tomar banho de igarapé ou desfrutar de uma boa chuveirada, saborear tira-gostos diversos, água mineral, refrigerantes e umas “geladinhas” (com moderação).

A “TOCA” é arejada e bem iluminada. Oferece amplo estacionamento para automóveis e motocicletas, além de uma boa equipe de seguranças. O acesso é feito por via totalmente asfaltada, ou seja, a mesma que dá acesso ao “Parque Natural de Porto Velho”, no prolongamento da Av. Rio Madeira. 

AGRADECIMENTOS

A reportagem do RONDONIAGORA, o “Maestro Zezinho”, disse que os integrantes da banda “COBRAS DO FORRÓ” se sentem agradecidos ao público em geral, às autoridades e a imprensa, pelo apoio que sempre lhes dispensaram. Por isso, deixa a todos, indistintamente, sinceros agradecimentos.
 
IN MEMORIAN

O líder dos “COBRAS DO FORRÓ”, Maestro Zezinho, também acrescentou que, “não poderia deixar de lembrar com saudade e nostalgia daqueles componentes da banda que já nos deixaram (faleceram): Dada, Fiel, Araújo, Mauro Puruí e Pezão. Jamais os esqueceremos. Eles, em vida, muito colaboraram, para que chegássemos onde hoje estamos, em termos de reconhecimento ao nosso trabalho profissional. Fizeram e sempre farão parte do sonho que conseguimos tornar realidade. Que Deus os tenha em sua Sagrada Morada”.
 
ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!

VEJA TAMBÉM:

Cobras do Forró comemora 30 anos lançando mais um CD; Confira a história da banda

SIGA-NOS NO

Veja Também

Após a refrega eleitoral é preciso respeitar a escolha feita pela maioria do eleitorado rondoniense

O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade

Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres

Não existe democracia sem a participação feminina