Rondônia, 04 de outubro de 2024
Artigos

Coluna Semanal do Sindsef - 15 a 21 de março

Sistema Diretivo


O Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsef) de Rondônia inaugurou hoje com a presença dos seus filiados, a nova sede administrativa em Ji-Paraná. O prédio, localizado na rua T-3 entre avenida Brasil e Manuel Franco, foi todo refeito. Durante todo o dia de ontem, o sistema diretivo esteve reunido na nova sede para discutir as questões políticas de ordem administrativa do sindicato e avaliar as atividades desenvolvidas durante o último ano e para 2009.
A nova construção conta com um auditório para acomodar 300 pessoas, alojamento, banheiros e cozinha.
SEDE INAUGURADA

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsef) de Rondônia inaugurou hoje com a presença dos seus filiados, a nova sede administrativa em Ji-Paraná. O prédio, localizado na rua T-3 entre avenida Brasil e Manuel Franco, foi todo refeito. Durante todo o dia de ontem, o sistema diretivo esteve reunido na nova sede para discutir as questões políticas de ordem administrativa do sindicato e avaliar as atividades desenvolvidas durante o último ano e para 2009.
A nova construção conta com um auditório para acomodar 300 pessoas, alojamento, banheiros e cozinha.

Segundo o diretor financeiro do Sindsef, Daniel Pereira, a proposta é dar mais conforto e qualidade aos associados com a nova sede.

Ele também informou que a proposta para este ano é firmar uma parceria com a prefeitura e Caixa Econômica para construção de casas para poderem ser financiadas aos servidores filiados ao sindicato.

Conferência de Recursos Humanos

O SINDSEF, através do seu presidente, Herclus Coelho, recebeu a informação de que as entidades filiadas à Condsef receberam um documento que propõe a defesa do ponto de vista dos trabalhadores públicos nos diversos temas que serão debatidos nas pré-conferências e na Conferência Nacional de Recursos Humanos que acontece em Brasília entre os dias 6 e 9 de julho. Nas cinco regiões do país, pré-conferências preparatórias serão realizadas. Entre os temas que serão tratados estão: a democratização das relações de trabalho, diretrizes de carreira, gestão para avaliação de desempenho, saúde, previdência e benefício dos servidores e sistema em gestão de pessoas. Sobre todos esses pontos, as assessorias técnicas da Condsef levantaram estudos que dão suporte à defesa das reivindicações e interesse dos servidores públicos para melhorar a relação de trabalho com o governo.

Abismo salarial no Ministério da Agricultura

Foi encaminhado na última terça-feira, 10, um ofício ao presidente da Comissão de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Fábio Loureiro de Souto (DEM-BA), onde a entidade sindical (Condsef) pede a realização de audiência pública que já havia sido aprovada em dezembro do ano passado pela mesma comissão sob a presidência do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). O objetivo é convocar os ministros da Agricultura e Planejamento para que expliquem e apresentem soluções para os problemas que atingem os servidores do Ministério da Agricultura (MAPA). O principal problema hoje enfrentado pelos servidores lotados no MAPA são as diferenças salariais que criam um abismo entre pessoas que exercem funções semelhantes no ministério. A categoria deve permanecer atenta ao desdobramento das negociações mantendo a unidade, fundamental para garantir o atendimento de suas demandas mais urgentes.

Demitidos Governo Collor

A Comissão Especial Interministerial (CEI), responsável pela reintegração dos servidores demitidos durante o governo Collor e anistiados pela Lei 8.878 de 1994, promove no próximo dia 27, no auditório do Ministério do Planejamento, de 9h ao meio-dia, uma palestra para apresentar os trabalhos realizados pela comissão desde janeiro de 2008. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo endereço eletrônico cei@planejamento.gov.br. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , até o dia 20, informando seu nome completo e número do documento de identidade. O evento será conduzido pelo presidente da CEI, Idel Profeta Ribeiro. Desde a nomeação dos integrantes da CEI, em 2008, foram analisados cerca de sete mil processos. Destes, 2.930 já retornaram aos quadros do Governo Federal. (Fonte: Jornal de Brasília/Ponto do Servidor)

Campanha Salarial 2009

O SINDSEF, em atitude democrática, escolheu na Assembléia Geral do sindicato, os participantes que se somarão aos companheiros de todo Brasil, rumo à Brasília, nos dias 17, 18 e 19 de março, com o objetivo de defender a paridade com integralidade para ativos e aposentados e a campanha salarial de 2009. A paridade é garantida pela Constituição Federal, e foi retirada dos servidores por meio de mecanismos utilizados pelo governo ao longo dos anos. Dia 18 ocorrerá o lançamento oficial da Campanha Salarial 2009, buscando, principalmente reposição das perdas salariais e cumprimento dos acordos feitos com os servidores. Entre os eixos da campanha destacam-se também, a defesa de reajuste nos auxílios-alimentação, creche e contrapartida em planos de saúde.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

17/03- A partir das 10 horas

• Marcha na Esplanada dos Ministérios em defesa da Paridade com integralidade
• Às 14h - Ato em frente ao Ministério da Saúde em defesa dos servidores da FUNASA

18/03

A partir das 9 horas

• Lançamento da Campanha Salarial 2009/ Espaço do Servidor. Logo após encerramento da Campanha Salarial, ato dos servidores da Conab em frente ao Bloco K Ministério do Planejamento em defesa da implantação do plano de cargos e salários.

19/03

A partir das 9 horas

• Plenária Nacional da CONDSEF
Local a definir

EIXOS DE LUTA - CAMPANHA SALARIAL 2009:

Cumprimento de todos os acordos firmados com o governo

• Tabela única de remuneração na Administração Pública Federal

• Paridade com integralidade entre ativos e aposentados/pensionistas

• Retiradas dos Projetos de Lei 001, 092 e 248 do Congresso

• Aprovação da Convenção 151

• Reajuste dos benefícios (auxílio alimentação, auxílio creche, diárias e contrapartida do Plano de Saúde).

• Fim do desmonte dos órgãos públicos (FUNASA, INCRA, IPHAN, IBAMA, entre outros).

• Planos de Carreiras/DPC

• Antecipação das Tabelas Remuneratórias de 2010 e 2011.

DNIT: Remarcada a reunião

O SINDSEF recebeu a informação da Condsef, esclarecendo que o Ministério do Planejamento remarcou para o dia 17, próxima terça-feira, uma reunião que fora cancelada na semana passada. Na mesma data, a entidade dará início a três dias de intensas atividades de mobilização em Brasília. No dia 17, quando acontece uma marcha em defesa da paridade com integralidade para ativos e aposentados, servidores do Dnit de diversos estados devem estar na capital federal, aproveitando o momento importante para uma grande mobilização. Herclus Coelho, presidente do SINDSEF/RO, disse que o governo federal vai sentir a pressão dos servidores descontentes. O objetivo é assegurar a realização da reunião para que, finalmente, o termo aditivo que garante bônus trimestral seja assinado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Não existe democracia sem a participação feminina

Em prática abusiva Porto Velho Shopping aumentou em 40% a tarifa de estacionamento em 10 meses

O peso do açoite

“99% você, 1% tecnologia 100% transformação”