Concentração de carotenoides em grãos verdes de milho comum e biofortificado
Este artigo resulta de um trabalho que avalia a composição de carotenoides de grãos verdes de milhos comum e biofortificado. Nos grãos em estágio leitoso (milho verde) das cultivares de milho BRS 1030 (comum) e BRS 4104 (biofortificado), a zeaxantina foi o principal carotenoide identificado, entretanto, maiores concentrações de carotenoides totais e de luteína, β-caroteno e de carotenoides precursores de vitamina A foram observadas no milho biofortificado BRS 4104 (p
A biofortificação consiste no desenvolvimento de alimentos que apresentem conteúdo aumentado de minerais e vitaminas (WHITE; BROADLEY, 2005). É realizada através de um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares que produzem alimentos mais nutritivos (EMBRAPA, 2015). O milho BRS 4104 é uma cultivar originada dessa biofortificação e foi disponibilizado comercialmente no Brasil em 2013. Esse material difere de outras cultivares de milho comum apenas pela quantidade aumentada de carotenoides precursores de vitamina A (pró-VA) (EMBRAPA, 2013), que são convertidos em vitamina A no nosso organismo. Essa vitamina possui várias funções no corpo humano, especialmente no processo visual, na manutenção da integridade da pele e do sistema imunológico (MCLAREN, 1999).
"Os carotenoides pró-VA encontrados no milho são β-caroteno, α-caroteno e β-criptoxantina, mas a luteína e a zeaxantina, potentes antioxidantes e componentes importantes do olho humano, são os principais carotenoides presentes nos grãos do milho" ressalta a nutricionista Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo.
Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.
Autores:
Natália Alves Barbosa
Bióloga, doutoranda em Ciências dos Alimentos
Universidade Federal de Lavras - Lavras-MG - nataliaalvesb@yahoo.com.br
Maria Cristina Dias Paes
Nutricionista, doutora em Ciências de Alimentos e Nutrição Humana
Analista da Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG - cristina.paes@embrapa.br
Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães
Engenheiro Agrônomo, doutor em Melhoramento de Plantas
Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG - paulo.guimaraes@embrapa.br
Joelma Pereira
Engenheira Agrônoma, doutora em Ciência dos Alimentos
Professora da Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG - joper@dca.ufla.br
Veja Também
O prejuízo do acordo com deságio em precatórios
O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade
Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres