Rondônia, 22 de novembro de 2024
Artigos

David Erse recorre também ao TSE para manter mandato

-------------------------------------------------------------------------


Sabendo que certamente será questiona a decisão do TRE de Rondônia, que entendeu não haver alteração no resultado da eleição com a contabilidade dos votos de Marcos Donadon (PMDB), o deputado David Chiquilito (PC do B) impetrou recurso de agravo regimental para tentar fazer com que o próprio ministro Marco Aurélio, do TSE reveja a inclusão dos votos de Donadon. O curioso é que o agravo cita como parte o deputado Edson Martins de Paula (PMDB). A defesa de Donadon pode impetrar com uma reclamação ao TSE, informando que a decisão não foi cumprida.


Sabendo que certamente será questiona a decisão do TRE de Rondônia, que entendeu não haver alteração no resultado da eleição com a contabilidade dos votos de Marcos Donadon (PMDB), o deputado David Chiquilito (PC do B) impetrou recurso de agravo regimental para tentar fazer com que o próprio ministro Marco Aurélio, do TSE reveja a inclusão dos votos de Donadon. O curioso é que o agravo cita como parte o deputado Edson Martins de Paula (PMDB). A defesa de Donadon pode impetrar com uma reclamação ao TSE, informando que a decisão não foi cumprida.

Assessor especial

David Nogueira, secretário-geral do PT, agora é assessor especial da bancada petista na Assembléia Legislativa. Até janeiro, ele era coordenador do mandato da ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO). Nogueira será conselheiro político dos deputados José Hermínio, Ribamar Araújo e Epifânia Barbosa. Um assessor de Ribamar disse que os conselhos de David Nogueira não são bem vindos porque se depender dele o parlamentar pode ir encomendando o pijama da aposentadoria. Que o diga Fátima Cleide...

Em pé de guerra

Com cargos na municipalidade e uma forte base de sustentação do prefeito Roberto Sobrinho (PT) na Câmara, a direção do Partido Verde ameaça pedir a expulsão por infidelidade dos vereadores Marcelo Reis (PV), Jaime Gazola (PV) e Eduardo da Mila (PV). O pano de fundo da briga é a partilha de recursos da legenda e o abrigo dos líderes regionais nos gabinetes dos parlamentares da Capital. O discurso é tão dissonante entre as duas correntes que o lado governista aposta em uma parceria com Roberto Sobrinho para garantir a sucessão em Porto Velho. Já o outro grupo tenta emplacar um líder de oposição para garantir o Palácio Tancredo Neves.

Queda de braço


Nas hostes do PSC, o ex-deputado Agnaldo Muniz deve perder o comando da legenda cristã para o grupo que deu sustentação a candidatura no segundo turno do governador Confúcio Moura (PMDB). Agnaldo, que concorreu ao Senado, firmou compromisso com o ex-governador João Cahulla. Perdeu as duas disputas e agora a fatura será cobrada. Atuando em escritório de advocacia, Agnaldo já amargurou derrota ao ser apeado do PP, hoje sob domínio do senador Ivo Cassol.

Instituto de Terras

Interlocutores do Palácio Presidente Vargas estão buscando convencer os deputados estaduais da importância da criação do Instituto de Terras de Rondônia (ITR). Hoje Rondônia no meio rural e urbana há 93 mil demandas de pessoas aguardando o documento oficial do imóvel. No setor produtivo, a falta de escritura prejudica o fomento agrícola porque não há financiamento disponível e o Estado acaba gastando mais para preencher essa lacuna com distribuição de sementes e instrumentos de extensão rural.  Na área urbana, centenas de famílias esperam a escritura, especialmente em Porto Velho, onde já existe um programa em andamento da prefeitura, mas que não pode fazer nada em relação às terras em poder do Governo.

CPA é prioridade

Dentro do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deosp) a ordem é concluir o mais rápido possível o Centro Político Administrativo (CPA) para abrigar os servidores e economizar centenas de reais com alugueis de imóveis espalhados pela cidade. O diretor-geral Abelardo Castro tem conversado quase que diariamente com as empreiteiras e fornecedores para agilizar a conclusão do prédio. Aliás, o Deosp tem funcionado como o chefe do Executivo determinou.

Intranet

O papel será aposentado na Assembléia Legislativa. Os projetos de Lei serão lançados via intranet da Casa de Leis e todos os parlamentares e assessores terão acesso ao andamento das matérias de interesse dos parlamentares e do Poder Executivo. Outra novidade da gestão do deputado Valter Araújo (PTB-Porto Velho) é a supressão de comissões que pouco são utilizadas e só oneram a folha da Assembléia. Mas o Governo precisa ficar atento a Comissão de Fiscalização e Controle, poderoso instrumento dos deputados estaduais, criado para acompanhar obras, prestação de serviços e pagamentos do Estado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

David Chiquilito recebe apoio de Confúcio e trata de reivindicações

Líder do Governo defende mudanças no primeiro escalão

Cego aos problemas da Saúde, Edson Martins comemora 25 cirurgias

TSE PODE DEFERIR CANDIDATURA DE DONADON NESTA QUINTA-FEIRA

O Estado de Rondônia sem Valverde, com haitianos, excesso de arrecadação e um "bando de picaretas" - Por Ivonete Gomes

COMPENSAÇÕES IRRISÓRIAS, COMISSÃO DE SENADORES E AS BOAS NOVAS DA TRANSPOSIÇÃO DE SERVIDORES - Por Ivonete Gomes

O PRIMEIRO TRIMESTRE DE BLOG E SONHOS QUE TAMBÉM PODE SER CHAMADO DE “OS 3 MESES DE CONFÚCIO, O GOVERNADOR DE RONDÔNIA - Por Ivonete Gomes

0800 da Ceron é tão falso quanto afirmação de Confúcio que não faria dispensa de licitação - Por Ivonete Gomes

A transferência de Manelão e o legado aos foliões - Por Ivonete Gomes