Rondônia, 24 de novembro de 2024
Artigos

Enfim, o que é o Pré-Sal?

1-    Coisa Grande


2-    Onde fica?


2-    Onde fica?

Esse espaço geográfico do Pré-Sal está localizado numa área que vai do litoral de São Paulo até o Espírito Santo. São 800 quilômetros de comprimento e 200 quilômetros de largura onde estão escondidos diferentes campos. O nascimento disso é mais ou menos assim: no fundo do mar, ao longo dos últimos 120 milhões de anos, camadas de sal foram se acumulando, sendo prensadas e prensando material orgânico. Na verdade, são duas camadas distintas de sal. Uma é mais antiga; a outra, mais recente. Entre uma e outra, já foi encontrado petróleo. O babado quente e arrebatador é a descoberta do Ouro Negro depois da camada antiga, ou seja, a mais profunda. Para você ter uma ideia do buraco a ser construído, da superfície do oceano até onde dorme o petróleo, a distância a ser percorrida irá passar dos 8.000 metros!!! O tal Campo Libra pertence e ocupa um pedacinho desse complexo geográfico, até então adormecido no animadíssimo litoral do Rio de Janeiro, a 183 quilômetros da costa.
 
3-    Segurando o ufanismo exacerbado!


Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), os números desse Campo são arábicos e com capacidade de mexer na geopolítica do petróleo em nível mundial. Libra poderá produzir 12 bilhões de barris (alguém tem noção disso?!). Só para visualizar pensemos o seguinte: desde quando iniciou a produzir petróleo, em toda sua história, o Brasil encheu 15 bilhões de barris... Entendeu, cara pálida, o gigantismo? Além disso, para ajudar os ganhadores do leilão, ainda existe um total de 120 bilhões de metros cúbicos de gás a ser extraído e comercializado. Segundo o cronograma definido no edital, a partir de 2018, a produção começará a acontecer de fato e, com o paulatino aumento, deverá atingir a marca de 1,4 milhões de barris/dia em uma década. Hoje, toda a produção nacional pouco ultrapassa os 2,1 milhões de barris/dia. Sairemos da condição de 13º para 4º maior produtor de petróleo do mundo com o Pré-Sal.

4-    Vamos ao dindim!


Os números disso são de tal magnitude que os reflexos atingirão toda a economia tupiniquim nas próximas décadas. Conforme estudo da FGV, os empregos diretos, indiretos e informais a serem gerados, em todas as cadeias produtivas, ao longo desse processo, ultrapassarão a casa dos 87 milhões de postos. Em 35 anos de atividade, Libra terá gerado, sozinho, mais de R$ 1 trilhão em tributos aos cofres do Governo da nação. O Fundo Social (Lei criada normatizando o destino dessa grana) contará com 736 bilhões de Reais: 75% direcionado à Educação e 25%, à saúde do país.

A logística é monumental. Colocar toda essa estrutura pronta para a produção custará U$ 700 Bilhões de dólares, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Ao longo da produção futura, outros U$700 Bilhões de dólares serão aplicados... Uma oportunidade ímpar a ser aproveitada por toda a nação. Fábricas, indústrias de toda a ordem, serviços, softwares, tecnologia, comércio, um imenso mundo tupiniquim de oportunidades já está em andamento.

5-    Não caiu do céu

Não se chegou até aqui por um mero acaso do destino. Decisões políticas importantes foram tomadas no passado e foram elas as condutoras até este presente. Não privatizar o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e a “Petrobrax” (alguém lembra disso) foram algumas delas. Investir em pesquisa e fortalecer a Petrobrás foram outras.  Construir e aprovar uma legislação no Congresso que defendesse a aplicação desse dindim (do Fundo Social), exclusivamente, na educação e na saúde, não caiu do céu. Houve luta duríssima. Parabéns aos parlamentares ligados à educação. Não se faz uma transformação nacional sem transformação educacional. Não se faz educação de qualidade hoje sem dinheiro novo para tal. O Pré-Sal é a possibilidade de tudo isso. Cabe a nós, cidadãos de bem (e os mais ou menos de bem), criarmos as condições necessárias e suficientes, com vistas à construção de um Brasil muito melhor, mais fraterno, justo, solidário e rico. Tudo isso tendo por princípio basilar e humano a distribuição de renda e do saber.
... e tudo passa pela política!!!

SIGA-NOS NO

Veja Também

Minha Pasárgada

O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade

Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres

Não existe democracia sem a participação feminina