Irrigador Solar automático é apresentado na Tecnofam
A Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP) vai apresentar na 2ª edição da Tecnofam 2016 - Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar - um irrigador solar automático que não usa eletricidade e ainda pode ser feito com materiais reutilizados.
A feira, promovida pela Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Senar/MS e Prefeitura Municipal de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes), será realizada de 11 a 13 de maio, em Dourados (MS).
Desenvolvido pelo físico Washington Luiz de Barros Melo, o equipamento poderá ajudar de pequenos produtores a jardineiros amadores a manter seus canteiros irrigados automaticamente pelo método de gotejamento. Para isso, utiliza um princípio simples da termodinâmica, a de que o ar se expande quando aquecido.
As vantagens do irrigador caseiro são várias, conforme enumera Melo. Trata-se de um sistema automático sem fotocélulas e que não demanda eletricidade, pois depende somente da luz solar, o que torna sua operação extremamente econômica. Ele promove também economia de água, pois utiliza o método de gotejamento para irrigar evitando desperdício do recurso.
"Além disso, é possível construí-lo com objetos que seriam jogados no lixo, como garrafas e recipientes de plástico, metal ou vidro, o custo gira em torno de R$ 20,00", lembra o especialista.
As instruções para a montagem podem ser acessadas no portal da Embrapa Instrumentação:
Tecnofam
A feira, realizada pela primeira vez em 2014, foi estruturada pensando essencialmente na transferência de conhecimento. Haverá tecnologias a campo, na vitrine tecnológica, e em tendas, na Mostra de Tecnologias, ambas com a orientação de especialistas de várias instituições parceiras. Os visitantes também poderão desfrutar dos diversos produtos gerados por esse setor e que serão comercializados na Feira da Agricultura Familiar, e ainda participar de oficinas sobre fruticultura, plantas medicinais e manejo sanitário em bovinos leiteiros.
Em Mato Grosso do Sul existem 70.525 mil agricultores familiares. Segundo dados da Sepaf, deste total 33.617 são assentados pelo Projeto de Reforma Agrária, 20.538 são agricultores familiares tradicionais, 584 são agricultores quilombolas, 13.672 são agricultores indígenas e 2.112 são pescadores. São esperados profissionais de assistência técnica e extensão rural, estudantes, acadêmicos, professores e interessados envolvidos ao setor agropecuário.
Veja Também
O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade
Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres
Não existe democracia sem a participação feminina
Em prática abusiva Porto Velho Shopping aumentou em 40% a tarifa de estacionamento em 10 meses