Rondônia, 25 de dezembro de 2024
Artigos

Mais de 1,6 mil hectares da agricultura familiar são recuperados com a doação de calcário aos municípios de Rondônia

O solo saudável é a base para a produção de alimentos. Entendendo a necessidade de recuperar para garantir a qualidade e o aumento de produtividade, o Governo do Estado de Rondônia lançou em 2015 o Cartão Mais Calcário, que garante a cada município mil toneladas de calcário.

O programa já distribuiu em parceria com as prefeituras 4.091 toneladas de calcário, totalizando mais de 1.600 hectares de propriedades da agricultura familiar recuperados. “Seja qual for a atividade, pecuária, agricultura, hortifrutigranjeiro ou a piscicultura, pode ser utilizado o calcário. Hoje não precisamos de grandes áreas para ter renda, mas, sim, incorporar tecnologias e correção”, explica o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani.

Segundo ele, a Seagri realizou registro de preço para o frete, com o objetivo de transportar o calcário até os municípios. “Com o registro de preço o e a realização do chamamento público aos municípios, o produtor da agricultura familiar recebe o calcário sem custo para recuperar o solo e produzir mais”, comemorou.

Já foram firmados quatro convênios para o transporte de calcário entre o Governo do Estado de Rondônia e as prefeituras de Cabixi, Machadinho do Oeste, Pimenteiras do Oeste e Vale do Anari. Ao todo, serão R$ 270 mil oriundos do governo através de emenda parlamentar dos deputados estaduais Maurão de Carvalho e Ezequiel Júnior.

SIGA-NOS NO

Veja Também

O prejuízo do acordo com deságio em precatórios

O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade

Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres

Não existe democracia sem a participação feminina