Rondônia, 30 de abril de 2024
Artigos

Na Boca do Povo - Por Walmir Miranda



POLÍTICA: “BABADO DANADO” (2)

O “caldeirão” político começa a aumentar sua ebulição. Agora surgem comentários na Capital sobre a possibilidade do deputado federal Mauro Nazif (PSB), vir ter o apoio tácito do governador Ivo Cassol, para candidatar-se a prefeito de Porto Velho, em outubro vindouro.

POLÍTICA: “BABADO DANADO” (2)

A coisa é própria de períodos eleitorais.
Porém, como diz adágio popular: “onde tem fumaça é sinal de que tem fogo...”
Trocando em miúdos: é possível se imaginar tal possibilidade, sim, pelas seguintes razões:

1) Todo mundo sabe que, em Porto Velho, em termos eleitorais, Mauro Nazif já contratou “marqueteiro” para a campanha de 2008. E mesmo assim, ainda não veio a público confirmar sua pretensão de suceder Roberto Sobrinho (PT), na prefeitura de Porto Velho;
2) Correligionários de Nazif, entretanto, acreditam que nos próximos dias o PSB fará sua convenção para definir a nominata de postulantes à Câmara Municipal, assim como, (pelo menos tudo indica) sufragar o nome de sua “estrela maior” para disputar o cargo de Prefeito. Nada obsta quanto a isso.
3) Nazif terá 3 (três) minutos, diários, de tempo na Tevê. E poderia mesmo vir a ter o apoio tácito de Ivo Cassol à sua pretensão comenta-se.
4) Vale lembrar que, no ano 2.000, Nazif foi aliado do PT contra o ex-prefeito Carlinhos Camurça (PMDB). Lembram?
5) Em 2004, Nazif foi derrotado por Roberto Sobrinho. Mesmo assim, tem se constituído como espécie de “pesadelo” para os petistas.

REGISTROS ELEITORAIS

Nazif provou ser bom de voto, apesar das derrotas sofridas em 2000, 2002 e 2004. Se não, vejamos: em 1999 foi eleito para a Assembléia Legislativa, com apenas 4.734 votos. Em 2000, o deputado do PSB obteve 50.908 votos; Em 2002, seu eleitorado subiu para 65.725 votos. Em 2004, obteve 76.557 votos. E findou sendo eleito para a Câmara Federal em 2004, com mais de 43.000 votos.

CAMPANHA PERDIDA

Mauro Nazif, entretanto, não pode esquecer da derrota que sofreu para Sobrinho em 2004, após pesquisas e “pesquisas” o terem apontado como virtual vencedor por larga margem de votos sobre o então desconhecido “sindicalista Roberto Sobrinho. Mas deu “zebra” e, então, teve de amargar um imenso vácuo no cenário político tupiniquim. E, aí até os puxa-saco sumiram da sua presença.

NOVOS TEMPOS

Porém, agora, os tempos são outros dizem os seus correligionários. Nazif é deputado federal. Não terá de se desincompatibilizar do cargo para disputar a prefeitura de Porto Velho. Terá, também, uma atenção maior de seu partido político. Portanto, obviamente, não será novidade nenhuma se vier a “receber apoio tácito” de Ivo Cassol, governador reeleito do Estado, como já está sendo propalado por muita gente.
Se isso se confirmar, o “pesadelo petista” estará de volta, outra vez. Pelo menos é isso que, históricamente, os fatos mostram.

LINDOMAR GARÇOM

Diante desse “foco de boataria” como fica, então, a situação do deputado federal Lindomar Garçom (PV), que há muito tempo mostra ter a admiração e apoio de Cassol para a sua pretensão de, também, disputar a prefeitura da Capital com o governador em seu palanque?
Ainda não se sabe.
Mas a verdade é que, Garçom continua trabalhando muito em todos os quadrantes do município de Porto Velho, com o objetivo de se fortalecer junto ao eleitorado. E, também, aparecendo junto ao governador nas solenidades importantes às quais o chefe do executivo rondoniense tem comparecido.
Isso é fato notório e registrado por todos os órgãos de comunicação da Capital. Por outro lado. Isso serve para mostrar sintonia e bom relacionamento entre o parlamentar e o governador.
Entretanto, Garçom ainda não deixou identificar quem seria o seu marketeiro e/ou a empresa que cuidará de sua campanha, no caso de seguir adiante com essa idéia. Dizem que isso deverá acontecer nos próximos dias.

DAVID CHIQUILITO

O filho do saudoso ex-deputado federal e ex-prefeito de Porto Velho, CHIQUILITO ERSE, ex-vereador DAVID CHIQUILITO, está firme no propósito de concorrer à prefeitura municipal da Capital, pela legenda do PC do B.
Com os pés no chão e sabedor que seu partido político é detentor de uma pequena estrutura, David está entabulando um planejamento que o leve a aumentar seu potencial de votos em Porto Velho, assim como, ajudar a viabilizar a eleição de vereadores de sua agremiação.
“Será a luta de Davi contra Golias, diz, parodiando o texto bíblico”.
Uma coisa é certa: se houver segundo turno, o PC do B deverá apoiar a reeleição de Roberto Sobrinho. Até porque, o PC do B tem gente sua no atual staf administrativo de Roberto Sobrinho. Algo coerente, portanto.

PRÉ – CANDIDATA

E por fala em PC do B, a combativa líder sindical ELLIS REGINA, acaba de se afastar da presidência do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho (SINDEPROF), para trabalhar na condição de pré-candidata em busca de uma cadeira na Câmara de Vereadores.
Ellis tem uma atuação consagradoura, como líder sindical, principalmente, junto às categorias de trabalhadores de menor poder aquisitivo da prefeitura porto-velhense.
Detalhe: apesar de ser do PC do B, Ellis Regina jamais se curvou às “vontades e pretensões” do Executivo Municipal, quando na defesa dos interesses dos servidores. Isso a faz respeitada e prestigiada por seus colegas de trabalho.

REELEIÇÃO

É incrível como em ano de eleição as administrações municipais procuram mostrar trabalho.
Em Porto Velho não está sendo diferente.
Uma série de obras está em andamento. Como que num “passe de mágica” bueiros estão sendo desobstruídos; praças sendo recuperadas; um teatro esta em fase final de conclusão; pontos de atendimento de saúde foram entregues à comunidade; o Samu não para; A maternidade ídem; Até a operação tapa-buracos está mais ativa; pequenas línguas de asfalto surgem aqui e ali; a rede de abastecimento de água avança; a sinalização das vias públicas também começa a ser olhada como mais respeito aos cidadãos; o pagamento dos servidores esta em dia; credores dão gargalhadas por receberem por seus serviços; É curso disso, curso daquilo. É o “milagre” do período eleitoral. Que ninguém tenha dúvida sobre isso.
Só estão faltando os túneis, as passarelas, o trem-bala, uma melhor iluminação, o fim dos terrenos baldios, a Guarda Municipal, a Guarda Mirim, mais ciclovias, poda de árvores ornamentais, fechamento das crateras nas esquinas das ruas e menos impostos para beneficiar os munícipes.
Mas essas coisas virão nas próximas décadas... Com certeza.

TREVO DO ROQUE

Está um verdadeiro queijo suíço o perímetro do denominado “Trevo do Roque”, entroncamento da BR-364, à entrada da Capital e ponto de acesso à Rio Branco/AC.
Os motoristas estão reclamando barbaridade. Os veículos quebram seus componentes básicos, principalmente, a suspensão.
Os acidentes continuam se multiplicando.
Quem se habilita a resolver o problema que está infernizando a vida dos porto-velhenses?

MIGUEL SENA

O deputado estadual Miguel Sena é mesmo surpreendente.
Depois de ter tentado desestabilizar o Sintero, com uma CPI que não serviu para nada.
Depois de ter desafiado o Ministério Público com colocações picantes.
Depois de ter revelado nomes de órgãos da imprensa que teriam recebido milhões do “esquema de pagamento” da Assembléia Legislativa à época de Carlão de Oliveira, Miguel Sena, agora quer uma devassa nas verbas para pagamento de publicidade do Governo do Estado.
Objetivo: saber que órgãos ou quem poderia estar recebendo dinheiro do governo para “atacar” parlamentares estaduais.
Será que Miguel Sena esqueceu que o governo estadual o ajudou (e muito), a eleger-se deputado? Ou estaria o “nobre parlamentar” contra o governador do Estado, também?
São perguntas que o colunista ouviu nos corredores da Assembléia Legislativa, recentemente.

ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!
*****************************************************************

SIGA-NOS NO

Veja Também

O peso do açoite

“99% você, 1% tecnologia 100% transformação”

C. M. Alves Serviços Administrativos Empresariais - Inclusão de Atividade na Dispensa Ambiental

Empresas aéreas reduzem quantidades de voos em Rondônia e afirmam que a culpa é das demandas judiciais. Será?