Rondônia, 07 de janeiro de 2025
Artigos

O cunhado, de novo

Pelos lados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Francisco de Assis Moreira de Oliveira, o primeiro cunhado - todo enrolado - do governador Confúcio Moura (PMDB) voltará em breve às manchetes. A Corte de Contas considerou procedente a denúncia realizada pelo deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) sobre as irregularidades e pagamento de indenização de quase R$ 3 milhões ao auditor José Sérgio Campos. Segundo o ex-secretário de Saúde, José Batista da Silva, em delação premiada, gente graúda mandou pagar a dinheirama, que acabou se transformando em uma grande propina. O TCE mandou o caso para o relator, conselheiro Paulo Curi Neto. Ou seja, vem chumbo quente pela frente. Onde o cunhado entra? Segundo Batista, o homem mandava em tudo.


 
Caso da comida
 
O mês de março já causa medo entre os membros do alto escalão do Governo Confúcio Moura. Não faltam “fontes” confirmando uma grande operação policial nos próximos 30 dias e o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral da Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral confirmando pelo menos quatro casos concretos de abuso do poder econômico da coligação liderada pelo chefe do Executivo. Enquanto os assessores palacianos ganham mais fios de cabelo branco com o nervosismo, Confúcio Moura parece estar tranquilo ou pelo menos tenta transparecer em seus posts diários no blog. No domingo, ele prometeu agir duro contra o “lero lero” das empresas que venceram licitações e não concluíram obras em seu Governo.
 
Caso da comida
 
E o TRE deve retomar nesta terça-feira o julgamento da AIJE, ajuizada pela coligação Frente Muda Rondônia, contra a coligação do governador Confúcio Moura por ter sido distribuído almoço na convenção estadual do PMDB. O juiz Delson Xavier pediu vistas na última sessão e deve apresentar seu voto. O desembargador Roosevelt Queiroz e o juiz eleitoral Juacy Loura Junior votaram pela rejeição da representação. O juiz Dimis da Costa Braga votou pela cassação. Faltam os votos de Antônio José Robles, Delson Xavier e Jorge Luiz de Moura Gurgel do Amaral.
 
 Guerra surda
 
Chegou e-mail nas redações na tarde desta segunda-feira, 23, anunciando uma representação contra os deputados estaduais do PT, Ribamar Araújo e Lazinho da Fetagro, por terem desobedecido a decisão do Diretório Estadual recomendando as indicações de Sid Orleans e Márcio Mateus para SEAS e Idaron. O presidente do partido, ex-deputado Padre Ton, desconhece o teor das acusações, mas a denúncia precisa ser recebida por maioria dos membros da executiva estadual no futuro encontro cuja data depende da boa vontade do dirigente.
 
Choro de derrotado
 
E e-mail/notícia enviada por um desconhecido sugere que alguns companheiros petistas já foram agraciados com cargos pelos deputados estaduais para empurrar pra baixo do tapete o episódio. Sid Orleans, segundo o documento, considera um ato de traição do deputado Ribamar Araújo com quem fez dobradinha nas eleições passadas. Na verdade, o próprio governador Confúcio Moura já tinha avisado que as indicações seriam aceitas por quem detém mandato. Se Lazinho e Ribamar decidiram apontar outros nomes, resta a Sid Orleans e Márcio Mateus o chamado “juris esperniandi”.
 
Chupando dedo
 
Ex-deputado Euclides Maciel foi preterido pelo governador Confúcio Moura na indicação do novo superintendente estadual de Esporte, Cultura e Lazer. A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) conseguiu emplacar o vereador Rodnei Antônio Paes. A posse acontece nesta terça-feira às 12h30min na sede da Secel. Euclides também pleiteava o cargo, mas com a condição de transforma-la em secretaria estadual.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Recado aos secretários: Confúcio diz que o eleito foi ele

Governo cria nova secretaria para abrigar Lebrão

Confúcio promete Coordenadoria Metropolitana para asfaltar Porto Velho

Juiz federal pede vistas em julgamento de ação eleitoral contra Confúcio Moura e Daniel Pereira

"Santana da TV" virou desafeto de políticos e até de juízes

Daniel Pereira articula indicação para o Tribunal de Contas

Julgamento de ação contra chapa liderada por Confúcio será retomado nesta quinta-feira

Julgamento no TRE: Jornalista Gomes de Oliveira virou centro da divergência entre magistrados

Flagrado, deputado Marcos Rogério dá desculpa esfarrapada

TRE MARCA PARA QUINTA-FEIRA RETOMADA DO JULGAMENTO DE AÇÃO QUE ENVOLVE CONFÚCIO