Rondônia, 30 de abril de 2024
Artigos

Pesquisa da Aprosmat comprova eficiência do ADRG 9050 para controle de mais um tipo de nematoide

Uma análise técnica divulgada pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) apontou que o Híbrido de Milheto ADRG 9050 reduz a incidência do nematoide Meloidogyne incognita.

De acordo com o estudo, o FR para esta espécie de nematoide é 0,4, ou seja, o híbrido reduz em cerca de 60% a população da praga. A pesquisa reforça, ainda, resultados já conhecidos de controle de nematoides das espécies Pratylenchus brachyurus (FR 0,3) e Meloidogyne javanica (FR 0,4).

De acordo com o melhorista Luiz A. Bonamigo, responsável pelo programa de desenvolvimento de Milheto da Bonamigo Adriana Melhoramentos, a cultivar é uma ferramenta diferenciada para o controle de nematoides em grandes áreas de plantio, pois proporciona ainda vantagens comerciais.

“A rotação de culturas é importante para o controle dos nematoides. Nós sabemos que os Milhos e Sorgos de modo geral são multiplicadores de alguns nematoides, enquanto o Milheto pode ser utilizado para este manejo”, explica Bonamigo.

As braquiárias, embora sejam eficientes no controle do M. incognita, são multiplicadoras de Pratylenchus brachyurus.

Segundo o melhorista, o milheto se diferencia das outras soluções pela melhor adaptabilidade a condições adversas e pela sua alta produtividade. “O Milheto é uma planta de ampla adaptação. Cresce muito rápido, produz biomassa rapidamente mesmo em condições de estresse climático, recicla os nutrientes e descompacta solo. Trata-se de uma planta extraordinária. Não vejo nenhuma outra planta com essa excelente capacidade de ajudar o sistema de produção como um todo”, afirma Luiz A. Bonamigo.

O híbrido de milheto ADRG 9050 foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar alta produtividade em grãos. Na última safra a cultivar alcançou produtividades que chegaram ao patamar de 40 a 50 sacas por hectare.

SIGA-NOS NO

Veja Também

O peso do açoite

“99% você, 1% tecnologia 100% transformação”

C. M. Alves Serviços Administrativos Empresariais - Inclusão de Atividade na Dispensa Ambiental

Empresas aéreas reduzem quantidades de voos em Rondônia e afirmam que a culpa é das demandas judiciais. Será?