Pesquisadores nacionais e internacionais farão palestras em congresso de feijão
A programação do IV Congresso Nacional de Feijão-caupi (Conac), que acontecerá em Sorriso, MT, de 07 a 10 de junho, já está fechada e conta com nomes importantes da pesquisa com essa cultura tão relevante para a alimentação do brasileiro e para o mercado interno e exportador.
Na solenidade de abertura o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, falará sobre "O agronegócio o feijão-caupi no Brasil e no mundo". Atualmente, Rodrigues é coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP e embaixador especial da FAO para as Cooperativas.
A primeira mesa redonda do evento trará uma abordagem mais profunda sobre o "Melhoramento genético do feijão-caupi no mundo", e contará com a participação do pesquisador Francisco Rodrigues Freire Filho, da Embrapa Amazônia Oriental. Freire é pioneiro nas pesquisas com feijão-caupi no Brasil e responsável por resultados relevantes com a cultura, com destaque para a melhoria na arquitetura da planta que possibilitou a colheita mecanizada e a consequente expansão do feijão-caupi para as mais diversas regiões e países.
Outros temas importantes para as pesquisas e o mercado de feijão-caupi no Brasil e no mundo serão tratados nas diversas mesas redondas que compõem o evento. São eles: "Controle alternativo de pragas em feijão-caupi" e "A irrigação na cultura do feijão-caupi", "Aspectos fitotécnicos da cultura do feijão-caupi", "O feijão-caupi como alimento funcional", "Defensivos agrícolas para a cultura do feijão-caupi", "Tecnologias no processamento de feijão-caupi", "Oportunidades de mercado no Brasil e no Mundo", "Inoculantes em feijão-caupi", "Perspectivas de utilização de OGM's em feijão-caupi", "Adubação mineral em feijão-caupi", "Feijão-caupi: outros nichos de mercado" e "A Produção de feijão-caupi sob a ótica do produtor".
Essas mesas redondas contam com a presença de palestrantes conhecidos em nível nacional e internacional pela qualidade do seu trabalho com a cultura do feijão-caupi. Pesquisadores de instituições internacionais também contribuem para o enriquecimento da programação do IV Conac, a exemplo dos pesquisadores Christian Fatokun e Mohammad Ishiyaku, do Instituto Internacional de Agricultura Tropical da Nigéria (IITA), além de Kwaku Gyebi Duodu, da Universidade de Pretória, na África do Sul.
Além da programação técnico-científica que envolve as palestras e apresentação de pôsteres, o evento terá também uma oficina de negócios voltada para os desafios e oportunidades no mercado de Feijão-caupi e o potencial da cultura no mercado de alimentos. Igualmente importante na programação é a realização do dia de campo em que serão apresentadas as cultivares de feijão-caupi com estações temáticas sobre inoculantes, manejo de ervas daninhas e colheita.
Lançamento - Durante o IV Conac haverá ainda a o lançamento da cultivar BRS Imponente, que vem atender a uma demanda do mercado. Ela é uma cultivar de grãos brancos, com tegumento rugoso de tamanho extra grande. Com maior adaptabilidade ao cultivo em sequeiro, a cultivar atingiu em sua melhor safra 2.181 kg por hectare (Mato Grosso), evidenciando o alto potencial de produtividade. No cultivo irrigado por aspersão convencional, a média de produção chegou a 1.165 kg por hectare.
Veja Também
O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade
Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres
Não existe democracia sem a participação feminina
Em prática abusiva Porto Velho Shopping aumentou em 40% a tarifa de estacionamento em 10 meses