Rondônia, 04 de maio de 2024
Artigos

Política e bastidores do Cone Sul

.........................................................


 


.........................................................
 


O CALO DO ZÉ

Humilde que é, o prefeito Zé Rover (PP) não é de fazer bravata, mas parece considerar que o ex-prefeito Melki Donadon (PHS) está morto e sepultado como adversário político. Mas é bom o mandatário abrir o olho, pois um oponente de peso está surgindo dentro de suas hostes: o deputado Luizinho Goebel (PV) está recebendo pressão cada vez maior para concorrer à Prefeitura em 2012. E o assédio ao rapaz parte também de gente ligada ao próprio Melki. Por enquanto, ele vai fazendo charme, alegando que não é hora de pensar no assunto, que 2012 tá muito longe... E patati... E patatá... Aí tem, viu?

Assessoria

O DEPUTADO Luizinho Goebel: na falta de Melki, vai ele

COME ON

O governador Confúcio Moura (PMDB) conseguiu ganhar as páginas dos jornais de todo o país com uma gaiatice: mesmo sabendo que as chances de sucesso eram mínimas, o mandatário formalizou convite na embaixada americana para que o “afro-presidente” dos EUA, Barack Obama, aproveitasse a visita ao Brasil, no mês que vem, e desse uma esticadinha até Rondônia. Não colou, mas deu Ibope...

REBELIÃO

Já em solo nativo, particularmente em Vilhena, o líder careca vai ter que usar muito mais do que bom humor para controlar a situação. A briga por cargos na cidade está virando um verdadeiro bangue-bangue, já que o número de interessados é muito maior que o de “boquinhas”. Agora, imaginem a que nível chegará a irritação dos que até agora estão na fila quando começarem a ler o Diário Oficial e constatarem que adversários que falaram os diabos de Confúcio já estão abrigados em postos confortáveis.

TÁ DENTRO

O deputado Marcos Donadon (PMDB) sempre foi o mais “relax” da família, mas mesmo quem o conhece achava que o rapaz estava “zen” demais diante as decisão da Justiça Eleitoral, que não contabilizava seus votos no último pleito e o mantinha fora da Assembléia. Agora ta explicado: ele sabia que era só a poeira baixar para recuperar seu assento na Casa. Dito e feito.

RACHADURA

O vereador Jacy Alves (PMDB), atualmente exercendo seu quarto mandato consecutivo, está para enfrentar o único adversário capaz de impedi-lo de se perpetuar na Câmara: a própria família. Por motivos que ninguém quer revelar, a numerosa parentela do parlamentar anda chateada com ele e ameaça lançar um outro nome do clã para encará-lo em 2012. Evangélico, o peemedebista tem algumas opções para driblar a encrenca: orações, perdão ou mandar alguém para o céu (ou outro lugar mais quentinho).

NOVO COMANDO

Após anos comandando a “Paloma”, mais tradicional churrascaria de Vilhena, o empresário Osmar Mazziero cansou da lida com o espeto e entregou o estabelecimento para cuidar exclusivamente de sua outra casa, o Restaurante La Varanda. Em seu lugar entra o também empresário do setor gastronômico, Renor de Domenico, chef da pizzaria que leva seu sobrenome.

MEUS DEU$E$

Há vilhenenses indignados com a súbita prosperidade de alguns pastores locais. Assim como seus congêneres televisivos, que arrecadam milhões em doações do rebanho, os “profetas” nativos também ostentam bens que contrastam com a penúria de seus templos. Não custa lembrar que o apóstolo Paulo, um dos maiores propagadores da Palavra, fabricava tendas para não esfolar os fiéis de sua época. Pensem nisso, irmãos!

NINGUÉM QUER

Impressiona a falta de interesse dos jovens do Cone Sul. Tendo cursos universitários grátis à sua disposição, a rapaziada não tá nem aí. No campus da Unir sobram vagas e faltam candidatos em todas as áreas. E ainda há quem acredite na lenda que a Educação vai mal por culpa exclusiva “do governo”...

ANTES TARDE...

Pressionados pela imprensa e a sociedade, os ministros do STF devem passar a lâmina nas famigeradas pensões pagas a ex-governadores de estado. O benefício que os “capas pretas” agora consideram imoral poderia ter sido extinto há 8 anos, quando o então governador Ivo Cassol (PP) questionou a mamata e levou a porta na cara. O que vai ser agora do velho Jerônimo Santana, que vive pobre e doente em Brasília? Vai ter que fazer malabarismos nos semáforos?

HÁ 362 ANOS ATRÁS...

Em 1630, a Holanda invade o estado de Pernambuco. A nação possuía uma economia desenvolvida e queria investir no Brasil. Após conflitos nacionalistas, os holandeses são expulsos do país na Segunda Batalha de Guararapes, em 19 de fevereiro de 1649.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Após sucessivas derrotas, Melki Donadon agora é um homem comum

Cassol cumpriu agenda neste final de semana em Vilhena

Em ofício, Cassol exige explicações de Confúcio sobre endividamento do Estado

Políticos de Rondônia caem na “esbórnia” em Brasília

Homenagens inúteis para a primeira-dama

PREFEITO DE CORAÇÃO MOLE E PULSO MAIS MOLE AINDA