Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Artigos

Polônia e países da América Central confirmam presença na 5ª Rondônia Rural Show

Representações de países europeus e da América Central que fazem comércio com o Brasil afirmaram ao vice-governador Daniel Pereira que pretendem levar comitivas para conhecer a 5ª Rondônia Rural entre os dias 25 e 28 de maio, em Ji-Paraná.

Na embaixada de Belarus, a audiência durou mais de uma hora, e o embaixador, Leonid Krupets, assegurou que o país europeu  busca parcerias no Brasil. Segundo ele, pouco se sabe sobre o Estado de Rondônia e o convite para ir à Ji-paraná no próximo mês  pode iniciar uma aproximação comercial de interesse mútuo.

Belarus, na época em que fazia parte da extinta União Soviética recebeu investimentos maciços na indústria. Com a desintegração do bloco socialista em 1991, o país manteve a sua indústria forte,  avançou na tecnologia de ponta e com aproximadamente 10 milhões de habitantes, o pais hoje busca parceiros na América do Sul.

Para Daniel Pereira, Rondônia tem muitos setores do Estado a industrializar, e a aproximação comercial com outras nacionalidades pode gerar fontes de oportunidades. “Belarus é um grande produtor de potássio, e o potássio é um produto que entra na composição de fertilizantes, então a gente poderia discutir com eles, a compra da carne de Rondônia e traríamos o potássio, por exemplo para as empresas que trabalham com fertilizantes. Já avançamos bastante numa parceria com Mato Grosso, mas nós queremos ser auto-suficiente em processamento de fertilizantes e Belarus nos permite isso”, enfatizou Pereira.

Polônia

Outro país europeu que também garantiu presença na Rondônia Rural Show deste ano foi a Polônia. O embaixador Andrzej Braiter e secretária  de assuntos econômicos da embaixada, Anna Jósefowiccz se comprometeram em levar uma comitiva de empresários daquele país para visitar a feira em Ji-Paraná.  Na ocasião eles entregaram uma bandeira polonesa ao vice-governador e ao senador Acir Gurcaz, pois haverá um hasteamento da bandeira de todos os países presentes na solenidade de abertura da feira.

A Polônia possui aproximadamente 40 milhões de habitantes, e sua população aprecia a carne suína. Para Daniel Pereira, é um mercado novo que se pode entrar. “Nós já trabalhamos focados para vender para o mercado polonês. A Rima, que é uma empresa de Rondônia fez recentemente aquisições de duas aeronaves da empresa Sirkov, que é polonesa,  e numa boa articulação nós poderemos ter uma oficina de manutenção dessas aeronaves para toda a América do Sul instalada em Porto Velho. Então são várias oportunidade de negócios que a gente vai construindo”, explicou.

O embaixador do Panamá no Brasil Edwin Emilio Vergara também recebeu o vice-governador, e confirmou a ida em Ji-Paraná no próximo mês.  Daniel Pereira estava acompanhado do deputado federal Lindomar Garçon.

De acordo com Pereira, o governo de Rondônia quer internacionalizar o aeroporto de Porto Velho, e busca companhias  aéreas para essa parceria, e a empresa Copas Airlines, poderia ser uma companhia para atender as viagens internacionais saindo da capital do Estado. “É uma demanda que estamos trabalhando. Poderemos através do aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho e Eduardo Gomes em Manaus,  ter acesso às viagens internacionais, não só para os Estados Unidos e Canadá, como para todo o mundo através da empresa panamenha”.

Para Daniel Pereira, são várias oportunidades que vão se abrindo a partir do momento que se interage com as representações internacionais que estão no Brasil, e que o Governo do Estado está trabalhando para levá-las para a Rondônia Rural Show no intuito de fazer negócios com empresários rondonienses.

SIGA-NOS NO

Veja Também

O prejuízo do acordo com deságio em precatórios

O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade

Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres

Não existe democracia sem a participação feminina