Rondônia, 26 de dezembro de 2024
Artigos

Programa de Bovinocultura Leiteira aumenta produção em 300% em Rio Pardo

O produtor de leite Rubens Antônio Rocha, morador de Rio Pardo, é só sorrisos após ter conhecido e abraçado o programa de bovinocultura leiteira da secretaria municipal de Agricultura (Semagric). Ele foi o primeiro a receber a unidade demonstrativa e hoje pode comemorar os resultados. A produtividade na propriedade dele aumentou em 300%. O grande diferencial é que ele trabalha com o mesmo número de animais, mas agora contando com uma alimentação de qualidade e com um sistema eficaz. “Eu até já tinha perdido a esperança e decidido mudar de atividade quando uma equipe da Semagric fez uma visita à minha propriedade, disse que havia potencial e me falou do programa. Hoje, após aplicar todas as técnicas, passei de 30 litros diários para 90 e com perspectiva de 250 litros em breve”, contou o produtor. 



 

Valorização
    

De acordo com Ronaldo Martins, a Semagric ajudou com o piqueteamento, preparo do solo, plantio da cana sendo a doação das mudas através da Embrapa. “No período da seca ele faz suplementação com a cana aplicada. A alimentação correta do animal é um dos passos para produzir um leite de qualidade. E aqui na propriedade do seu Rubens a gente teve um grande resultado. Antes a produção diária era de 60 litros e hoje são 90 litros”, relatou. Ainda de acordo com o médico veterinário quando o piquete é bem cuidado, possui irrigação e adubação, o animal terá alimentação de qualidade e produzirá mais leite, aumentando o rendimento da propriedade. 

 

Valorização
    

Além do aumento da produção, seu Rubens comemora outro resultado positivo. Devido ao projeto abraçado e pela qualidade do leite produzido o laticínio que compra seu leite passou a pagar cinco centavos a mais. “É uma conquista importante em apenas um ano de trabalho”, disse ele. Resultado também comemorado pela equipe da Semagric que vem fazendo investimentos importantes no setor. De acordo com Leonel, a parceria com a Embrapa trem sido fundamental para o avanço do programa. “A Semagric trabalha desde 2014, em parceria com a Embrapa- por meio de convênio- levando boas práticas aos pequenos produtores. Entre as ações desta parceria estão a instalação de unidades demonstrativas que servem de modelo para todos os produtores da região”, disse ele.
 

Paulo Moreira, da Embrapa, destaca que Rondônia está entre os 10 estados que mais produzem leite do Brasil e assume a liderança em se tratando de região Norte, com mais de 60% de todo leite produzido, setor que envolve mais de 35 mil famílias no estado. “Hoje possuímos um Sistema de Produção de Leite especialmente para Rondônia e as vacas mantidas neste sistema, no Campo Experimental da Embrapa em Porto Velho, produzem em média 13 litros de leite por dia, muito à frente da média estadual, que é de 4,5 litros/dia, e da nacional, 5,8/litros/dia”, disse ele acrescentando que com boas práticas e principalmente, o manejo adequado, os produtores que implementarem o sistema, podem vir a dobrar e até triplicar sua produtividade. “Mas isso não ocorre do dia para a noite, mas como planejamento a aplicação correta”, frisou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

O prejuízo do acordo com deságio em precatórios

O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade

Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres

Não existe democracia sem a participação feminina