Rondônia, 24 de novembro de 2024
Artigos

Recursos do Funcafé serão antecipados para maio

Os recursos do Fundo de Defesa Cafeeira (Funcafé) devem ser liberados bem mais cedo em 2016 do que nos anos anteriores. A previsão é que o dinheiro para financiar o setor seja liberado pelos agentes financeiros (bancos e cooperativas de crédito) no começo de maio, enquanto que no ano passado, por exemplo, a verba foi disponibilizada somente em agosto.

A decisão deve ser tomada ainda nesta quinta-feira (31), com a votação da resolução com a distribuição dos recursos do fundo pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A antecipação da verba atende a uma reivindicação antiga do setor produtivo e é resultado do trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com o Ministério da Fazenda.

Os recursos do Funcafé são utilizados para financiar a aquisição de café, custeio, estocagem, recuperação de cafezais e o capital de giro das indústrias, entre outras operações. No ano passado, o volume total de recursos foi R$ 4,13 bilhões. A previsão para 2016 é de R$ 4,6 bilhões – incremento de 12% em relação período passado.

Segundo o coordenador-geral de Gestão de Recursos e Riscos do Mapa, Marconni Sobreira, a antecipação do crédito beneficia o cafeicultor que quer guardar o café para vendê-lo no momento mais oportuno em relação ao preço. “A liberação mais cedo também beneficia o produtor na medida em que a indústria terá dinheiro para comprar o café.”

SIGA-NOS NO

Veja Também

O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade

Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres

Não existe democracia sem a participação feminina

Em prática abusiva Porto Velho Shopping aumentou em 40% a tarifa de estacionamento em 10 meses