Segunda edição da Portoagro será lançada na segunda, 25
Começa a contagem regressiva para a abertura da 2ª edição da Portoagro - Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho, que acontecerá de 24 a 28 de agosto de 2016, no Parque dos Tanques. A entrada será gratuita e a organização estima um público de aproximadamente 60 mil pessoas. O lançamento oficial da feira com a apresentação da programação técnica e cultural acontece na próxima segunda-feira(25), às 19h no auditório do Senac Esplanada.
A Portoagro tem o principal objetivo de movimentar toda a cadeia produtiva de Porto Velho, distritos e região, especialmente a agricultura familiar. Em todos os dias do evento serão promovidas rodadas de negócios, visitas e palestras técnicas, vitrines tecnológicas, instituições bancárias que já ofertam o plano safra 2016/2017 com a chancela da Portoagro, além da presença de expositores que atuam no setor do agronegócio com a comercialização de máquinas, implementos agrícolas, veículos, entre outros.
Para este ano a comissão de organização da Portoagro traz algumas novidades com a realização de pré-eventos que visam movimentar o setor do agronegócio e também de serviços, turismo, setor hoteleiro e comércio em geral. Entre eles a promoção do Festival Gastronômico que visa valorizar a culinária local com pratos que trazem uma identidade gastronômica típica de Porto Velho e as Caravanas de Oportunidade de Negócios que têm o objetivo de agilizar os tramites das propostas para financiamento de custeio ou investimentos para a produção agrícola ou pecuária.
A 2ª edição da Portoagro também vai contemplar os pequenos empreendedores que atuam no agronegócio - como o artesanato - ou outros setores com a disponibilização de espaços físicos para exposição e comercialização dos seus produtos, desta forma estimular as vendas diretas e aquecer o comércio local.
O objetivo da Portoagro para este ano, em volume de negócios, é chegar aos R$ 250 milhões em financiamentos com os bancos públicos e privados para todo o setor do agronegócio e movimentar R$ 20 milhões em vendas diretas.
A grande novidade para este ano é que a Portoagro terá também espaço para exposição e negociação internacional. Embaixadas de vários países que conhecem o potencial agrícola de Rondônia estão sendo convidadas, além de empreendedores dos países vizinhos. Um público potencial que precisa comprar a produção de Rondônia e que também precisa vender produtos que podem ser adquiridos a preços bem mais vantajosos em função da estrada que atualmente liga Rondônia ao oceano Pacífico.
Caravanas com a logística de transporte para os produtores serão organizadas em conjunto com os parceiros para possibilitar que os pequenos tenham acesso às novidades tecnológicas e a capacitação que será oferecida durante a 2ª Portoagro.
Como entretenimento, a Funcultural organiza shows com artistas regionais para valorizar as ‘pratas da casa’ e vai promover o rodeio profissional, garantia de lazer e diversão para todas as famílias.
Realização e apoios
Assim como na sua edição anterior, a 2ª Portoagro é uma realização da Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (APRRO) e Associação Rural de Jaci-Paraná (ARJAP). A feira conta com apoio do Governo de Rondônia, Assembleia Legislativa de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, Seagri, Suder, Semagric, Funcultural, Emater, Idaron, Ceplac, Sebrae/RO, Fiero, Fecomércio-RO, Faperon, Senar, CNA, Basa, Banco do Povo, Sescoop/RO e Sicoob Norte.
Veja Também
O prejuízo do acordo com deságio em precatórios
O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade
Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres