Rondônia, 27 de dezembro de 2024
Artigos

Semagric realiza cadastro de produtores da Transpurus

A Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) via Programa de Mecanização Agrícola (PMA) está realizando o cadastro dos pequenos produtores na linha Transpurus para que sejam atendidos com os serviços de gradagem, destoca, incorporação de calcário. Algumas propriedades que haviam recebido a equipe da secretaria, já foram beneficiadas, num total de 51. A qualidade do serviço realizado chamou a atenção dos demais produtores que estão procurando a secretaria para se cadastrarem. 
 

Para facilitar o acesso ao programa, uma equipe visita as propriedades para identificar as necessidades da área e através das associações e cooperativas rurais a Semagric realiza a programação para o atendimento. “Nosso foco é o pequeno produtor. Aquele que vive do que produz. Buscamos atender quem trabalha com pequenas criações, hortaliças, fruticultura, produção de grãos, mandioca, aquele que precisa de orientação técnica, que quer recuperar áreas improdutivas para voltar a produzir. Queremos recuperar áreas degradadas, incentivar a agricultura familiar e estimular o pequeno produtor a produzir com sustentabilidade”, disse Jandira Gimenes, coordenadora do PMA.
 

Maria de Loudes, da equipe do PMA, destaca que a grande maioria das famílias da linha Transpurus possui algum tipo de produção e está animada com a chegada do maquinário da Semagric. “É um grande incentivo por parte do município. Eles querem ampliar suas produções, escoá-las e com estradas acessíveis isso se torna possível e com a presença do maquinário da Semagric na propriedade recuperando a terra, a corrigindo, com a devida orientação, o pequeno produtor fica animado a inclusive a investir em novas atividades. E o que a prefeitura quer é justamente isso é manter o homem do campo no campo, mas com qualidade de vida, com emprego, renda, e com o acesso necessário para ir e vir”, disse ela.
 

Os trabalhos devem se estender durante todo o mês. Já estão programadas mais 11 áreas que receberão o PMA. Para que a Semagric possa entrar na propriedade é necessário que o proprietário tenha a área regularizada. No caso da destoca é obrigatório que o produtor tenha o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

SIGA-NOS NO

Veja Também

O prejuízo do acordo com deságio em precatórios

O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade

Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres

Não existe democracia sem a participação feminina