Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Artigos

Ser professor

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart. Mas, o que é SER PROFESSOR?
Ser professor é uma dádiva; ser professor é um sacerdócio; ser professor é padecer no paraíso; ser professor é garantir lugar no céu após aulas no sexto ano; ser professor é ser pai, mãe e tia; ser professor é ser tudo isso e muito mais. É ir ao cinema e se sentir um ser de outro planeta: “professor, o senhor aqui!”

Ser professor é compartilhar conhecimento, propagar informação, fazer o outro crescer, mostrar caminhos, dar as mãos, e para isso tudo é necessário criar vínculos, se aproximar e compreender o outro, o que exige amor! Não, ser professor não é uma profissão como outra, vai muito além de uma carteira assinada, de um contrato. Todo professor deve se orgulhar do vínculo que cria com seus alunos e do comprometimento com sua missão. É necessário estabelecer uma parceria na qual ambos aprendam e cresçam. Ser professor é ter orgulho ao ouvir “o senhor já me deu aula”.

Ser professor é se despir das suas crenças e se libertar de qualquer choque, seja cultural, geracional ou social para conseguir compreender o processo de aprendizagem e assim compartilhar seus conhecimentos. Despir-se de suas crenças também envolve lidar de forma natural com as dificuldades dos alunos, sabendo que é essencial despertar a curiosidade, permitir que duvidem, que critiquem que questionem para que se tornem sujeitos autônomos.

Ser professor é ter a capacidade de transformar um aluno indisciplinado em um estudante brilhante. Desde que consiga cativá-lo e conquistar sua confiança. Há inúmeros casos de professores que, por se tornarem tão populares, são reconhecidos e adorados por várias gerações de alunos. É uma recompensa e tanto poder mudar o rumo da vida de alguém por meio da educação, não? Exemplos disso não faltam.

Sem utopias, a realidade de um professor é marcada pela SUPERAÇÃO. Já o era antes da pandemia, agora então... Youtubers, lives, meets, zomms, plataformas. Nossa! Ser professor realmente não é para poucos.

Uma profissão que transforma e constrói: Ser professor. “Despertar interesse e inflamar o entusiasmo é o caminho certo para ensinar facilmente e com sucesso.” Tryon Edwards

* Célio Leandro é mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná,, escritor e membro da Academia Rondoniense de Letras

SIGA-NOS NO

Veja Também

O prejuízo do acordo com deságio em precatórios

O valor da independência da OAB para a Justiça e para a Sociedade

Liderança que acolhe e fortalece: O compromisso de Márcio Nogueira com a Advocacia e com as Mulheres

Não existe democracia sem a participação feminina