Abertura do JIR 2025 nesta sexta marca o início da maior celebração esportiva de Rondônia

Nesta sexta-feira (10), às 19h30, será realizada a cerimônia de abertura da fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) 2025. O palco será o Ginásio Gerivaldão, um dos principais espaços esportivos da cidade de Ji-Paraná. Organizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), promete ser um marco, celebrando o retorno da tradição em Ji-Paraná, cidade que sediou a primeira edição do evento em 1983.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância social do JIR. “O JIR é muito mais do que um evento esportivo. Ele representa a união de Rondônia, valoriza nossos atletas e fortalece a identidade de cada município. Quando investimos no esporte, estamos investindo em cidadania, em saúde e no futuro das pessoas.”
INTEGRAÇÃO E COMPETIÇÃO DE ALTO NÍVEL
A competição, que se estenderá até o dia 22 de outubro, reúne atletas de 30 municípios do estado. Estima-se a participação de aproximadamente 2.500 pessoas, entre atletas e dirigentes de equipe. O objetivo do evento vai além da disputa esportiva, reforçando a integração social, a valorização cultural e o fortalecimento do esporte de rendimento em Rondônia. O governo do Estado tem destacado o compromisso com o fomento à cidadania e a inclusão por meio do esporte.
O secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira reforçou o impacto da fase final na região. “Estamos empenhados em garantir que o JIR 2025 não apenas defina os campeões estaduais, mas que também movimente positivamente a economia local de Ji-Paraná, consolidando seu papel de polo esportivo e cultural para todo o estado”.
DESTAQUES E MODALIDADES
A edição de 2025 conta com a disputa em 15 modalidades, englobando esportes individuais e coletivos. Entre as modalidades mais esperadas, estão:
Coletivas: basquetebol, futebol society, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.
Individuais: atletismo, capoeira, ciclismo, jiu jitsu, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa e xadrez, ciclismo.
Uma das modalidades que tem ganhado destaque e representa a valorização da cultura brasileira nos jogos é a Capoeira, que integra o JIR desde 2014. O esporte do município anfitrião, como o basquete de Ji-Paraná, também entra na competição com grande expectativa. A chegada da comissão organizadora e dos chefes de delegação aconteceu na quinta- feira, (9), dando início à movimentação na cidade. A programação de jogos durante a fase final ocorre diariamente, das 8h às 20h.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim