Rondônia, 09 de janeiro de 2025
Cidades

Abertura dos Jogos Paralímpicos marca a inclusão social dos participantes

Com o ginásio de esportes Geraldão lotado, a parceria do governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), com a prefeitura de Vilhena garantiu o êxito na abertura dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer-2019), Fase Estadual da etapa na modalidade Paralímpica, cerimônia realizada na noite de sexta-feira (30).

Com a participação de 22 municípios, 43 escolas e 559 participantes, o foco é estimular os estudantes com deficiência única, parcial ou múltiplas, seja física, visual auditiva e intelectual, em atividades esportivas de todas as escolas da educação básica do Estado, promovendo, a inclusão e a ampla mobilização dos participantes.

Os paraatletas e os técnicos campeões desta fase representarão Rondônia na etapa nacional da Paralímpiadas Escolares Brasileira 2019, evento que acontece entre os dias 18 a 23 de novembro na cidade de São Paulo.

Em Vilhena, as modalidades disputadas serão futsal, atletismo, bocha, bocha adaptada e tênis de mesa, com destaques para várias categorias entre masculino e feminino.

Apresentação das bandeiras

Os jogos acontecerão no Ginásio do Geraldão, Ginásio Jorge Teixeira, Ginásio da Associação Vilhenense de Voleibol (AVV), Clube dos Estados, Estádio Portal da Amazônia e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

GINÁSTICA

Um dos momentos mais aplaudidos, durante a festa de abertura, foi a apresentação do grupo da Associação de Ginástica de Vilhena, que realizou um espetáculo à parte.

Em seguida, houve o juramento feito pela paraatleta Miriam Kenefler, da escola Manuel Bandeira, e da técnica e professora Roberta Patrícia Barbosa, da escola Coopevi de Vilhena, e da árbitra Rosiane Erica da Silva, de Porto Velho.

Com a presença das sete delegações e apresentação de alunos da escola Militar Tiradentes, o evento ganhou ainda mais destaque.

A secretária adjunta da Seduc, Conceição Alves, também fez uma justa homenagem aos profissionais de Educação Física, agradecendo ainda o empenho do responsável pela organização do Joer, professor Ítalo Aguiar.

O fechamento ficou por conta do paratleta da escola Barão do Solimões, tricampeão de bocha nas Paralimpiadas Escolares, Kauã Andrade de Almeida. Ele foi responsável por acender a pira olímpica, dando início aos jogos deste ano.

Ainda na solenidade de abertura, a secretária adjunta de Educação, professora Conceição Alves, esteve representando o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, assim como, o secretário executivo regional do Cone Sul, Nilton Gomes.

Para Gomes, o governador Marcos Rocha vem investindo no setor de educação, promovendo melhorias necessárias para elevar a qualidade do ensino público. “Pela primeira vez, Vilhena tem a oportunidade de sediar um evento tão importante de inclusão social e respeito às diferenças”, disse o Nilton em sua fala.

Também estiveram presentes o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, a coordenadora regional de educação de Vilhena Marizete Rover e a presidente da comissão paralímpica do Estado, Edislaine Silva, entre outras autoridades.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura