Rondônia, 20 de dezembro de 2025
Cidades

Ação de madeireiros em terra indígena é denunciada por associações de Rondônia

Caminhão carregado com madeira em terra indígena (Foto: Divulgação/Suruí)

A ação de madeireiros em terras indígenas fez com que, ao menos, duas associações se unissem para denunciar a violação de direitos do povo Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia. Os próprios índios pedem mais fiscalização.

Uma nota pública da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e da Associação do Povo Indígena Uru-eu-Wau-Wau afirma são constantes as invasões de madeireiros, grileiros e garimpeiros nos territórios indígenas e que os direitos desses povos estão sendo violados.

As associações pedem mais estrutura para Coordenação Regional da Funai em Ji-Paraná. Cobram ainda mais fiscalização e apoio do Ibama, ICMBio e autoridades policiais.

Na última semana, indígenas queimaram um dos tratores dos madeireiros. Eles afirmam que a atitude radical ocorreu porque estão cansados de esperar por providências para a retirada de aproveitadores do território.

De acordo com a Funai, a Coordenação Regional recebeu a denúncia de que madeireiros estariam entrando na aldeia Alto Jaru para retirar madeira cerrada da Terra Indígena. Dois servidores foram designados para acompanhar a situação. Com apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Ji-Paraná, o grupo se deslocou para a Terra Indígena, mas os madeireiros já haviam se retirado da área.

Os indígenas destacam que a Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e o Parque Nacional de Pacaas Novos são responsáveis pela maior biodiversidade de Rondônia. Nascentes dos 17 principais rios do Estado estão na região. Na região também vivem três etnias indígenas e outros três grupos de povos isolados, ainda sem contato com a sociedade.

O Ibama não respondeu ao pedido de informações da nossa reportagem sobre as ações de fiscalização na área.

SIGA-NOS NO

Veja Também

PF combate garimpo de diamantes em terra indígena e diz haver índios Suruís envolvidos no crime

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada