Ações preventivas envolvem comunidade em Médici
Ações educativas em palestras e envolvimento da comunidade marcam a campanha Outubro Rosa, no município de Presidente Médici/RO. A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, executou um extenso cronograma de atendimentos voltados à prevenção e diagnóstico precoce para câncer de mama, colo de útero e próstata. Nesta quarta-feira (29) a prefeitura abriu a campanha Novembro Azul, data em que se encerrou o Outubro Rosa.
Novembro Azul
De acordo com a secretária responsável pela gestão de saúde do município, Larissa Ramalho, a Semusa mobiliza profissionais de várias áreas como a Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Educação em Saúde. São técnicos, enfermeiros, médicos e muitos outros empenhados nesse trabalho. Neste ano ampliamos a atuação pela conscientização com a participação das unidades de saúde, associações e escolas, informou.
Novembro Azul
A mesma estrutura de pessoal e estratégia de atuação está sendo operacionalizada na campanha Novembro Azul, em Médici. Os temas abordados nas diversas formas de contato com a comunidade visam atingir os homens, encorajando-os a realização de exames e se atentarem aos sinais sintomas de possíveis patologias. O objetivo principal, segundo a gestora, é a prevenção e descoberta dos cânceres e, posteriormente, fazer os encaminhamentos.
Evento
O evento organizado para encerrar a campanha Outubro Rosa e abrir a campanha Novembro Azul ocorreu no Centro Cultural da cidade e atraiu mais de 300 pessoas. O momento representou mais uma oportunidade de tratar os temas ligados aos tipos de câncer. A prevenção a essas doenças foi palestrada pelos médicos Dr. André (urologista) e Dra. Gisele Fabiana (Clínica Geral). Com a presença de autoridades municipais, os participantes prestigiaram apresentações de dança, dinâmicas e sorteio de brindes.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19