Rondônia, 14 de janeiro de 2025
Cidades

Ações preventivas envolvem comunidade em Médici

Ações educativas em palestras e envolvimento da comunidade marcam a campanha Outubro Rosa, no município de Presidente Médici/RO. A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, executou um extenso cronograma de atendimentos voltados à prevenção e diagnóstico precoce para câncer de mama, colo de útero e próstata. Nesta quarta-feira (29) a prefeitura abriu a campanha Novembro Azul, data em que se encerrou o Outubro Rosa.



Novembro Azul

De acordo com a secretária responsável pela gestão de saúde do município, Larissa Ramalho, a Semusa mobiliza profissionais de várias áreas como a Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Educação em Saúde. “São técnicos, enfermeiros, médicos e muitos outros empenhados nesse trabalho. Neste ano ampliamos a atuação pela conscientização com a participação das unidades de saúde, associações e escolas”, informou.

Novembro Azul

A mesma estrutura de pessoal e estratégia de atuação está sendo operacionalizada na campanha Novembro Azul, em Médici. Os temas abordados nas diversas formas de contato com a comunidade visam atingir os homens, encorajando-os a realização de exames e se atentarem aos sinais sintomas de possíveis patologias. O objetivo principal, segundo a gestora, é a prevenção e descoberta dos cânceres e, posteriormente, fazer os encaminhamentos.

Evento

O evento organizado para encerrar a campanha Outubro Rosa e abrir a campanha Novembro Azul ocorreu no Centro Cultural da cidade e atraiu mais de 300 pessoas. O momento representou mais uma oportunidade de tratar os temas ligados aos tipos de câncer. A prevenção a essas doenças foi palestrada pelos médicos Dr. André (urologista) e Dra. Gisele Fabiana (Clínica Geral). Com a presença de autoridades municipais, os participantes prestigiaram apresentações de dança, dinâmicas e sorteio de brindes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19