Rondônia, 14 de janeiro de 2025
Cidades

Aftosa: prazo para vacinar rebanho encerra no próximo domingo em Rondônia

O prazo para vacinar o rebanho (bovinos e bubalinos) contra febre aftosa encerra no próximo domingo (15). Até às 13h30min desta segunda-feira (9), o número de animais vacinados já atingia 2.908.828, de acordo com dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). Já o percentual declarado soma 7.195.211. Nesta etapa, devem ser imunizados apenas os animais com até 24 meses de idade. O prazo final para declarar o rebanho é dia 20 deste mês.

Rondônia não registra casos de febre aftosa desde 1999. Desde 2003, o estado é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença com vacinação. O único estado brasileiro que é área livre sem vacinação é Santa Catarina. Segundo a Idaron, os produtores devem declarar todo o rebanho, inclusive os que não são vacinados por conta da idade.

O produtor que deixar de vacinar será multado em R$ 152,72 por animal não imunizado. Já o que vacinar, mas não declarar, será multado em R$ 152,72 por propriedade rural. Mesmo que o produtor não tenha bovino ou bubalino para vacinar ele tem que declarar o rebanho. “É importante que o produtor não deixe para última hora, para não correr o risco de perder o prazo. Para fazer a declaração, o produtor deve ir à Idaron com nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho por faixa etária e sexo”, informa Avenilson Trindade, diretor Executivo da Agência.

A carne é o principal produto exportado pelo estado, representando cerca de metade das exportações rondonienses. Conforme a Idaron, Rondônia possui o sétimo rebanho do país e o quarto que mais exporta. “A carne do estado chega em mais de 20 países. Somos habilitados para exportar para os Estados Unidos e no final de maio receberemos uma comissão europeia para nos avaliar para nos habilitar ou não a exportar para a Europa”, argumenta Trindade lembrando que há mais de dez anos Rondônia tem índices de vacinação maior de 99%.

Na última campanha de vacinação foram vacinados e declarados 13.397.970 bovinos e bubalinos. A Idaron funciona das 7h30min e 13h30min.

* A notícia foi atualizada às 15h46min com novos dados.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19