Agricultores comemoram a primeira colheita do inhame em Porto Velho
A prefeitura de Porto Velho através da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) acompanhou a primeira colheita do inhame na propriedade da família do produtor Ivo Santos de Matos, que fica na BR 364 km 67, linha do Caracol no sítio Rancho Velho em Porto Velho/RO.
Para o produtor Adélson Feitosa de Matos, que é filho de Ivo Santos, o dia começa com muito trabalho na propriedade e que toda família está trabalhando na lavoura do inhame, mas com início da colheita tiveram que contratar mais 7 funcionários para agilizar o serviço. “A colheita está boa, mas deve melhorar ainda mais a partir de agosto, no declínio da safra. Com menos produto no mercado, quem ainda tiver inhame para vender tende a conseguir um preço melhor ainda. Nessa primeira experiência no município de Porto Velho, plantamos 3 hectares, e a média de produção é de 120 toneladas, e a previsão de lucro será de aproximadamente R$ 65 mil. O sentimento é de vitória; sei que temos muito o que conquistar e eu acredito no projeto do Inhame”, comentou.
De acordo com produtor Anderson Feitosa de Matos, “o mercado exige uma qualidade e temos que trabalhar para atender essa exigência. E nessa primeira colheita estamos aprendendo e capacitando mãos de obra, e esses jovens que estão trabalhando em nossa propriedade, poderão dar continuidade na colheita da propriedade vizinha”, afirma confiante o produtor. O subsecretário da Semagric Francisco Evaldo de Lima, disse que depois do dia de campo que foi feita na propriedade do Sr. Ivo, outros produtores familiares se interessaram pelo plantio da batata na região.
“Essa cultura corresponde hoje uma das principais atividades agrícolas no município de São Francisco do Guaporé, que se transformou em um grande polo produtor de inhame no estado de Rondônia, e por determinação do prefeito Dr. Hildon Chaves precisamos investir na produção do inhame na capital”. Comentou Evaldo.
Desenvolvimento
Segundo Evaldo de Lima, esse é o primeiro resultado de um trabalho que já está dando frutos aos produtores que acreditaram no cultivo do Inhame. “Estamos juntos com os produtores, a fim de desenvolver a produção da batata no município”, disse o secretário. O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. De acordo com Evaldo, o fruto tem grande aproveitamento, até as sobras são reaproveitadas para alimentação dos animais e replante.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19