Agricultores do Projeto Quintais Amazônicos Participam de Intercâmbio no RECA; Fotos
O Centro de Estudos Rioterra reuniu membros das associações de agricultores familiares Cujubim, Itapuã do Oeste e Machadinho do Oeste, municípios atendidos pelo projeto “Quintais Amazônicos”, apoiado financeiramente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo Amazônia, para um intercâmbio no distrito de Nova Califórnia, com o Projeta RECA.
O Projeto RECA, que completou 25 anos, é considerado uma referência na Amazônia em produção sustentável e organização social. A grande maioria dos produtores que participam do RECA utilizam Sistemas Agroflorestais (SAFs) como método de produção. Outro ponto forte do relativo à coesão do grupo, está na organização social.
O intercâmbio realizado entre os dias 16 e 19 de novembro, teve como objetivo permitir que os participantes conhecessem sobre os sistemas de produção baseado em agroflorestas, as dinâmicas de organização social e como funcionam as cadeias produtivas desenvolvidas pelo RECA.
“Organizamos os agricultores em grupos de trabalhos temáticos e os orientamos na elaboração de perguntas e reflexões pós-visita para que eles tivessem uma melhor absorção de tudo que foi ensinado no evento”, explicou Janaina D. Alves educador do CES Rioterra.
“As propriedades que visitamos serviram de incentivo para novas ideias, pois, vimos de perto algo que deu muito certo e isso nos motiva a querer fazer igual. O intercâmbio foi muito proveitoso e com certeza iremos aplicar todo o conhecimento em nossa região e associação”, falou Josué M. da Silva, agricultor de Itapuã do Oeste.
Veja Também
Morre o ex-governador do Acre, Flaviano Melo aos 75 anos
Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal
Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável