Águas de Buritis lança programas socioambientais em comemoração ao Dia Mundial da Água
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), a Águas de Buritis, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto no município, lançou os programas socioambientais Saúde Nota 10 e Sanear é Viver na Escola Municipal Paulo freire. As ações são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e, têm a meta de orientar professores e estudantes sobre a importância e os benefícios que o saneamento básico proporciona para a saúde, o meio ambiente e qualidade de vida da população.
Cerca de 750 alunos da Escola Municipal Paulo Freire participaram nos dias 21 e 22 de março de palestras de educação ambiental do Programa de Saúde Nota 10. Os estudantes também receberam a revista de educação ambiental “Mundo Encanado” e um jogo de quebra-cabeça, para estimular a buscarem informações e produzirem trabalhos sobre o saneamento.
Além das palestras, o programa inclui também um concurso de desenhos, frases e redações sobre o tema “Água e Esgoto Tratados: Saúde para todos”. Os estudantes autores dos melhores trabalhos feitos dentro do tema proposto serão premiados. Para encerrar o programa, os alunos terão a oportunidade de participar de apresentações teatrais, que de maneira lúdica e divertida ensinam que atitudes simples podem contribuir para a preservação do meio ambiente e da cidade onde vivem.
Segundo o orientador pedagógico, professor Deli Lemos dos Santos, os estudantes estão adorando participar da iniciativa. “Como já havíamos ministrado alguns assuntos sobre a preservação do meio ambiente, os alunos já estavam com as perguntas preparadas na ponta da língua”. O professor também explica que as atividades são importantes para orientar os estudantes para práticas sustentáveis que devem ser aplicadas no dia a dia.
A coordenadora pedagógica Laura Maria Jonjob elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe do Saúde Nota 10 e destacou que a iniciativa foi muito bem recebida pelos estudantes. "Foi ótimo. Os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os benefícios do saneamento básico. Eles sentiram motivados a participar desta ação e estão ansiosos para as próximas etapas do projeto”.
Voltado para os professores, o Programa Sanear é Viver incentiva os profissionais a trabalharem em sala de aula assuntos relacionados ao saneamento básico. O programa promove um concurso de planos de aula e, como fomentadores e multiplicadores, os docentes devem aliar os temas às disciplinas ministradas e os melhores trabalhos, com aplicabilidade em sala de aula, serão premiados.
Para mais informações sobre as ações e projetos sociais desenvolvidos pela Águas de Buritis, acessewww.aguasdeburitis.com.br ou ligue (69) 3238-2657.
Veja Também
Morre o ex-governador do Acre, Flaviano Melo aos 75 anos
Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal
Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável