Rondônia, 30 de dezembro de 2024
Cidades

Alunos com deficiência auditiva são assistidos pela Prefeitura de Vilhena

Além do apoio aos alunos que integram a rede municipal de ensino, a prefeitura assiste os alunos portadores de deficiência auditiva, que em sala de aula, não rendem o suficiente para um aprendizado normal. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) dispõe de um fonoaudiólogo que atende, diariamente e em média, oito alunos, na Escola Municipal Cristo Rei. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, em horários alternados, das 7 às 13h ou das 12 às 18h. Os alunos das demais escolas municipais que também necessitam de consulta são encaminhados para o local. No ano passado, foi realizado o mesmo trabalho de atendimento na escola Ivete Brustolin.
Os professores adotam procedimentos especiais com os alunos submetidos ao tratamento. São recomendados materiais e equipamentos, tais como jogos pedagógicos e materiais ilustrativos, no reforço escolar.
Assim que o problema auditivo é detectado e confirmado, o aluno é encaminhado aos exames para posterior adaptação do aparelho auditivo, doado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa maneira, a administração municipal promove a inclusão social das crianças que possuem a deficiência auditiva e melhora as condições para o aprendizado delas.
Dia Mundial da Voz - Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, a Semed realizará na manhã da próxima quarta-feira, 16, no auditório municipal, uma palestra com o fonoaudiólogo do município. Todo o mecanismo da voz, seu funcionamento e os cuidados que se deve ter com as cordas vocais, serão transmitidos aos presentes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura

Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024