Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Até sexta-feira, 29, mutirão em Cujubim realiza o CAR gratuitamente

Produtores rurais que ainda não fizeram a regularização ambiental de suas propriedades precisam se apressar, o prazo final determinado pelo governo federal para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o dia 5 de maio de 2016.

Para apoiar agricultores familiares que ainda não fizeram o CAR, em Cujubim, uma equipe inter institucional, formada por técnicos do Centro de Estudos Rioterra, Sedam e Emater  realizam mutirão de cadastramento na sede da Prefeitura, até sexta-feira, dia 29.

O atendimento aos agricultores ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h. “Buscamos formas alternativas para promover o desenvolvimento econômico nesses municípios e o CAR é uma de nossas ações. Apoiar a agricultura familiar na transição de um modelo de exploração florestal com muita emissão de carbono para um modelo de agricultura sustentável de baixa emissão é nosso compromisso”, afirmou Alexis Bastos, coordenador do Projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, realizado pelo CES Rioterra.

Fazer o cadastro é simples e gratuito para produtores que se enquadram na agricultura familiar. Basta se dirigir ao mutirão com os documentos: RG, CPF e certidão de nascimento do proprietário da terra; comprovante de posse ou

propriedade do imóvel; as coordenadas geográficas e o mapa da área.

O cadastro é obrigatório para todas as propriedades e posses rurais e oferece muitos benefícios. Entre eles, acesso ao licenciamento ambiental e à políticas públicas como crédito rural, linhas de financiamento e isenção de impostos para insumos e equipamentos.

Agricultura Familiar

Se enquadram na agricultura familiar propriedades que possuem até 04 (quatro) módulos fiscais. Em Rondônia 01 (um) módulo fiscal equivale a 60 ha (sessenta hectares), logo, 04 (quatro) módulos fiscais equivalem a 240 ha (duzentos e quarenta hectares). Portanto, em Rondônia o cadastramento é gratuito para produtores (as) rurais que possuam propriedades ou posses rurais de até 240 ha (duzentos e quarenta hectares), para imóveis rurais maiores que 240 ha (duzentos e quarenta hectares), o cadastro deverá ser feito exclusivamente por meio de contratação particular de responsável técnico.

Mais informações na sede do Centro de Estudos Rioterra através do telefone/e-mail 69-32236191/ felipe@rioterra.org.br ou no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste 69-32312583.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19