Rondônia, 14 de janeiro de 2025
Cidades

Audiência Pública sobre Violência em Urupá tem participação do MP

Preocupados com o aumento dos índices de violência no município de Urupá, autoridades responsáveis pela Segurança Pública, Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Alvorada do Oeste, e comunidade em geral participaram, na sexta feira, dia 26 de setembro, de audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Urupá.
Na audiência, o Promotor de Justiça, Eider José Mendonça das Neves discorreu sobre a Segurança Pública como dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, conforme estabelecido no art. 144 da Constituição Federal, alertando para a necessidade de formulação e execução de políticas sociais públicas como estratégia de combate à violência, que não pode se resumir ao aumento do contingente de Policiais Civis e Militares.
O delegado de Polícia Civil e o Sargento responsável pelo Grupamento de Polícia Militar em Urupá apresentaram quadro estatístico da violência no Município, uma espécie de “mapa da violência”, fornecendo o número de registros de crimes e contravenções desde o ano de 2013 até o presente momento, a exemplo dos furtos a residências em Urupá/RO que, em 2013, foram 63 e, somente até agosto de 2014, já são contabilizados 60.
Com base nos dados colhidos, Representantes do Executivo e Legislativo local, além da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público, debateram o problema do aumento da violência.
Atento ainda à responsabilidade de todos no que concerne à Segurança, o Representante Ministerial orientou à comunidade, presente no evento através de diversos segmentos, a colaborar com o trabalho das autoridades públicas, principalmente comunicando a ocorrência de crimes, de forma responsável, haja vista o número expressivo de comunicações falsas de crime registrados em levantamento da Polícia Militar (os conhecidos “trotes”), em torno de 2.540 em 2013 e de 1.606, até agosto de 2014.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19