Rondônia, 03 de maio de 2024
Cidades

Autoridades portuárias discutem com parlamentares reestruturação do setor em todo País

Os representantes das autoridades portuárias apresentaram ao presidente da Frente Parlamentar, deputado rondoniense Marcos Rogério, uma proposta para agilizar o setor, com nova metodologia para arrendamentos de áreas portuárias. O pleito é formulado por 14 portos delegados, responsáveis por 40% de toda movimentação de cargas importação/exportação em todas as regiões do País.

Eles pedem ao governo federal a edição de uma norma que possibilite a gestão dos processos de arrendamento das áreas disponíveis nos portos ser de competência da própria autoridade portuária, sob a supervisão da Secretaria dos Portos (SEP) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Para o diretor presidente da Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Leudo Buriti, o trâmite atual é lento e muitas vezes inviabiliza a execução de alguns projetos, num momento em que o Brasil precisa gerar empregos. “Se fosse feito na fonte, seria mais ágil”, defendeu Leudo Buriti.

Marcos Rogério enalteceu a iniciativa da comissão, e se comprometeu em apresentar as propostas para a Frente Parlamentar, composta por 206 deputados. “No momento em que o governo precisa apresentar soluções para a economia brasileira, esta pode ser uma boa alternativa para movimentar a economia do País, sem a necessidade de aporte de recursos do governo”, explicou o parlamentar.

Com a descentralização reivindicada é estimado investimento privado de R$ 10 bilhões, nos próximos dois anos, e a criação de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministério Público denuncia prefeita de Guajará-Mirim, o marido e outras 6 pessoas por 13 crimes

Justiça de Rondônia determina que Estado e Município façam ressarcimento de despesas à paciente

Acusado de tentar matar marido de ex-companheira vai a júri popular em Vilhena

Bombeiros resgatam idoso de Cabixi que estava desaparecido no mato há 15 dias