Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Cidades

Bombeiros controlam incêndios que devastaram florestas em Nova União e Mirante da Serra

Dois incêndios florestais de grandes proporções, em duas reservas ambientais mobilizaram homens do Corpo de Bombeiros nos últimos dias, mas acabaram, sendo controlados. O primeiro foi registrado no dia 8 de agosto em Nova União, município da Região Central de Rondônia, e mais de 2.500 mil hectares de floresta podem ser sido destruídos.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Moacyr de Paula Junior, um intenso trabalho de prevenção, resfriamento e contenção de incêndio foi feito nas as áreas próximas às propriedades rurais de Nova União. “Nós conseguimos fazer um bom trabalho de prevenção pedindo para os donos de propriedades rurais não fazer queimada principalmente nessa época de seca porque é muito perigoso”, disse o capitão.

Durante a ação para combater o incêndio, o capitão informou que foi possível constatar uma grande quantidade de derrubada de árvores na região de Nova União. “Tudo indica algum fez a derrubada de árvores e ateou fogo, que acabou se alastrando, causando esse incêndio naquela região, mas vamos aguardar o resultado da perícia para saber o que realmente aconteceu”, diz.
“Neste momento o fogo foi controlado e nossas equipes estão na base sobre aviso porque a qualquer momento pode haver novos chamados de incêndio”, afirmou o capitão que há indícios de que os próprios moradores estão ateando fogos na mata.

Segundo caso

Já no último domingo (16) a equipe do Corpo de Bombeiro foi acionada e conseguiu controlar um incêndio florestal no município de Mirante da Serra.

Pelo menos três famílias que estavam em área de risco foram retiradas de suas residências por causa do fogo. “Nessa região também foi constatado a derrubada e queimada de árvores em vários pontos”, finalizou Moacyr.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Rondônia é o estado com mais queimadas na Região Norte; multas podem chegar a R$ 7 milhões

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias