Rondônia, 02 de janeiro de 2025
Cidades

Cacoal é o segundo município de Rondônia a utilizar taxímetros na frota de veículos

O município de Cacoal, com mais de 78 mil habitantes, é a primeira cidade do interior de Rondônia a instalar taxímetros nos táxis. Até então, apenas Porto Velho contava com o equipamento. Uma equipe do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) realizou na última semana a demarcação da pista de um quilômetro onde será feita a verificação periódica dos equipamentos.

Segundo o diretor técnico do Ipem, Ronaldo Lessa, a regularização dos equipamentos é normatizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Para instalação dos equipamentos, é preciso que o município tenha, no mínimo, 50 mil habitantes. Nós demarcamos a pista de acordo com os valores estabelecidos pela prefeitura para bandeiras um e dois. Esse serviço garante ao consumidor a segurança de que o valor cobrado na corrida esteja dentro do padrão  justo estabelecido e tabelado”, explicou.

Lessa destacou que Ji-Paraná é a próxima cidade a instalar o serviço, com a padronização do Ipem.

FISCALIZAÇÃO

A equipe técnica fiscalizou também uma empresa de venda de taxímetros em Cacoal, e as ações se estenderam ainda à fiscalização em uma revendedora de esfigmomamômetros (aparelho de verificação de pressão arterial) e à auditoria em uma empresa para serviço de reforma de pneus, conferindo documentos físicos que estão cadastrados no Sistema Orquestra do Inmetro.

Na auditoria também é realizada a calibração de equipamentos e a lacração das amostras que serão enviadas pela empresa aos laboratórios credenciados pelo Inmetro para ensaio. O serviço é feito pelos órgãos para concessão de registro ou renovação. Uma empresa de bombas de combustível também foi vistoriada.

As ações no interior do estado seguiram ainda até os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena, onde duas empresas de venda de extintores receberam a fiscalização da equipe de Metrologia do Ipem. Nesta semana, o presidente do instituto, Edvaldo Soares, e uma equipe de fiscalização continuam os trabalhos com a verificação de bombas de combustível e vistoria de empresas de reforma de pneus em Ariquemes e Ji-Paraná.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura