Rondônia, 09 de janeiro de 2025
Cidades

Cacoal sedia encontro de prefeitos e vereadores para discutir reforma da previdência e unificação das eleições

Na próxima segunda-feira (10), a cidade de Cacoal sediará o maior encontro de agentes públicos do Executivo e Legislativo municipais do Norte brasileiro. É o “I Arom Fórum Municipalista”, promovido pela Associação Rondoniense de Municípios, para reunir mais de 400 participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e os membros da bancada federal. O encontro discutirá uma pauta geral unificada que envolve assuntos como a reforma da previdência, a unificação das eleições locais e gerais em um só pleito, receitas do Pré-Sal, entre outros.

A ação segue o exemplo que está ocorrendo nos estados do Nordeste e Sul do país. Os prefeitos e vereadores de Rondônia se juntam em uma mobilização única para apoiarem matérias legislativas no Congresso Nacional, que podem impactar positivamente as administrações locais. Os representantes da sociedade nas prefeituras e câmaras estão contribuindo para um aprimoramento no atual sistema político, buscando pactuar maior participação dos municípios na arrecadação nacional, para manter a oferta de serviços públicos com mais autonomia administrativa.

Prefeito de Theobroma e presidente da Arom, Claudio Santos, avalia que está nas mãos dos gestores e parlamentares locais a responsabilidade de analisar como a reforma da previdência pode melhorar o cenário econômico dos municípios. “Neste momento em que o Brasil só fala em reformas, nós temos que provocar o Congresso para algumas prioridades, e uma delas, sem dúvida é o fato de que os municípios ficam com a menor parte, apenas 17% do bolo tributário. Essa injusta distribuição o que motiva o movimento municipalista a estar reunindo todas essas lideranças”, acrescentou.

Com o Fórum, a associação pretende despertar os agentes políticos para questões como a necessidade de se realizar apenas um pleito para todos os cargos eletivos, evitando a alta rotatividade de mandatários e os altos gastos que a Justiça Eleitoral tem de dois em dois anos. “Somente nas últimas eleições o Brasil teve um custo que beira os R$ 4 bilhões”, ressaltou Claudio, destacando que o relator da PEC que trata o assunto na Câmara Federal, Deputado Valtenir Pereira, estará no evento para esmiuçar as vantagens da proposta, que também prevê encerrar as reeleições para o Executivo.

Além de abordar temas de relevância nacional, a Arom explanará pontos do projeto do Programa Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura nos Municípios (Pedim). Resumidamente, a iniciativa reúne aspectos de legalidade para implementação de receita oriunda das principais atividades de produção ativadas em Rondônia e fortemente atuante no mercado da exportação, sem que os municípios obtenham reflexos econômicos positivos dessas movimentações milionárias, como já faz o estado do Mato Grosso.

Somando aos deputados federais e senadores rondonienses, representantes das entidades representativas de municípios dos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Mato Grosso já confirmaram presença no evento. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é forte apoiadora da mobilização e se fará presente para, além de engrossar o movimento, realizar palestra técnica sobre as expectativas positivas dos municípios com as reformas em curso no Congresso Nacional, assim como decisões no STF, como o caso da partilha dos royalties do petróleo extraído de alto-mar a todos aos mais de 5.500 municípios do Brasil.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19